> >
Lojistas fazem carreata por reabertura do comércio em Vila Velha e Guarapari

Lojistas fazem carreata por reabertura do comércio em Vila Velha e Guarapari

Governo Estadual decretou fechamento do comércio por 15 dias para tentar frear a disseminação do novo coronavírus.

Publicado em 27 de março de 2020 às 19:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Carreata de comerciantes passou por avenidas importantes de Vila Velha
Carreata de comerciantes passou por avenidas importantes de Vila Velha. (Reprodução)

Comerciantes foram às ruas na tarde desta sexta-feira (27) em Vila Velha e em Guarapari para protestar contra o decreto do governo do Estado, que determina o fechamento do comércio no Espírito Santo por 15 dias. A manifestação foi realizada em forma de carreata, para evitar as aglomerações. O governador Renato Casagrande reafirmou que o isolamento social é estratégico para frear a covid-19.

Em Vila Velha o protesto percorreu várias ruas da Praia da Costa. Já em Guarapari o protesto passou por Muquiçaba e pela Praia do Morro com destino ao Centro. A medida teve início no último dia 21 e obrigou o fechamento de lojas, com exceção dos estabelecimentos que comercializam produtos de primeira necessidade, como supermercados, farmácias e padarias. Os restaurantes e lanchonetes, porém, podem ficar abertos até as 16h e, após esse horário, devem fornecer o serviço por delivery.

A Guarda Municipal de Vila Velha informou que acompanhou o protesto, que teve início às 16h e partiu da altura do posto Moby Dick, na Praia da Costa, passando por vias importantes como a Avenida Hugo Musso e a Avenida Luciano das Neves. A Guarda informou também que cerca de 60 veículos estiveram presentes na carreata.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS RESPEITA DECRETO

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapari Aguinaldo Ferreira Junior, informou a entidade não esteve presente na manifestação e que entende e respeita o decreto estadual. Mas, de acordo com ele, a CDL procura um acordo com o Governo Estadual para que haja uma flexibilização da suspensão da abertura do comércio na cidade. 

"Temos a expectativa de que o comércio seja reaberto gradativamente, temos alguns comerciantes com fluxo de caixa baixo. Como temos que seguir o decreto, respeitamos a decisão. Torcemos por uma reabertura gradativa, mas devem haver restrições sanitárias, como número reduzido de pessoas no comércio, orientações, mas aos poucos", disse Aguinaldo.

Este vídeo pode te interessar

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Vila Velha foi procurada pela reportagem, mas, até o momento, não deu retorno. Assim que houver novas informações, essa matéria será atualizada.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais