> >
Golpe da venda de carros pela internet faz uma vítima por dia no ES

Golpe da venda de carros pela internet faz uma vítima por dia no ES

Delegado Brenno Andrade afirma que golpista engana comprador e vendedor

Publicado em 25 de julho de 2019 às 01:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos. (Edson chagas/arquivo)

A audácia de criminosos tem exigido que os cuidados com as compras de produtos pela internet sejam cada vez maiores. Só na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, em Vitória, a média de registros de boletins de ocorrência sobre golpes envolvendo compra de carros através de sites é de um por dia, segundo o delegado Brenno Andrade. Em alguns casos, o golpista consegue enganar compradores e vendedores ao mesmo tempo.

De acordo com Andrade, o golpista vê o anúncio real de um carro em um site e, a partir das informações contidas nele, cria um anúncio falso do mesmo veículo. Quando um comprador se interessa, o golpista marca um encontro entre o interessado e o verdadeiro vendedor. Sem que as duas partes saibam que se trata de um golpe, ele arma uma negociação para ficar com o dinheiro.

O comprador, de boa fé, vê o anúncio falso e entra em contato com o golpista. O golpista fala que tem interesse em mostrar o carro, mas diz que está em viagem e que não pode se encontrar com o comprador. Ele combina que um amigo ou um parente vai mostrar o carro para o interessado.

O golpista marca a data e diz ao comprador para não comentar nada sobre o valor da venda do carro. Depois, o golpista entra em contato com o vendedor original do veículo. Ele diz que tem uma dívida com um ex-funcionário e que vai pagar com um carro. O golpista também orienta que o vendedor não comente nada sobre essa negociação entre os dois com o comprador.

Durante o encontro entre os dois, o comprador acredita que o vendedor é o referido “cunhado” e, por sua vez, o vendedor acha que o comprador é o “ex-funcionário”, mas nenhum dos dois comenta sobre isso. Depois do encontro, o golpista ainda consegue passar a conta bancária dele para que o comprador faça o depósito.

“O que acontece no final é o comprador brigando com o vendedor, cada um achando que tem seu direito, e o golpista fica com o dinheiro”, explicou o delegado.

CUIDADOS

O delegado chama a atenção para alguns cuidados importantes, como: conferir a tabela Fipe do carro, ter bom senso, ficar atento ao sotaque de quem entra em contato e de onde são as contas bancárias. Isso porque os golpistas geralmente são de fora do Estado.

Este vídeo pode te interessar

Andrade ainda destaca que a polícia consegue chegar ao golpista, mas dificilmente o dinheiro da vítima é recuperado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais