> >
Em ampliação, Santa Casa manda demolir prédios históricos no Centro

Em ampliação, Santa Casa manda demolir prédios históricos no Centro

Segundo a Prefeitura de Vitória, edifícios não eram de interesse de preservação da administração municipal. Local dará lugar a um imóvel de oito pavimentos e possibilitará aumento de 35% na capacidade para consultas e exames no hospital

Publicado em 7 de novembro de 2019 às 20:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prédios demolidos na Vila Rubim, Vitória . (Google e Carlos Alberto Silva)

Seis prédios históricos localizados na Avenida Presidente Florentino Avidos, próximo à Vila Rubim, no Centro de Vitória, começaram a ser demolidos nesta semana. Os edifícios foram comprados pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória e o espaço será destinado à ampliação do complexo hospitalar.

A reportagem de A Gazeta foi até o local e constatou que uma retroescavadeira estava sendo usada para derrubar as largas paredes construídas no século XIX. Perguntado se o local poderia ser readequado para ampliação, o diretor administrativo da Santa Casa, Fabrício Gaeede, explicou que não era possível, pois eles estão em avançado estágio de deterioração.

Aspas de citação

Os prédios lá estão muito deteriorados. Não possuem condições de serem adequados. É uma estrutura muito grande a ser construída. Os prédios não suportavam a estrutura toda que será montada. Teremos um ali um edifício de oito pavimentos

Fabrício Gaeede
Diretor administrativo da Santa Casa
Aspas de citação

Segundo Fabrício, o novo edifício aumentará a capacidade de atendimento ambulatorial. “Com esse novo edifício vamos aumentar em 35% nosso atendimento ambulatorial, entre consultas e exames. Além disso vamos oferecer três novos exames:  cintilografia, ressonância magnética e petscan”, disse.

O diretor acrescentou que o novo complexo vai concentrar as entradas à Santa Casa, que hoje é feita por uma ladeira, e que uma área do antigo prédio dará lugar a um estacionamento.”Esse novo prédio vem melhorar o acesso ao hospital. Este edifício vai centralizar todas as entradas e o paciente não precisará acessar via ladeira, o que vai melhorar acessibilidade”, afirmou.

PRÉDIOS HISTÓRICOS

Prédios antigos são demolidos na Rua Pedro Nolasco, Vila Rubim. (Carlos Alberto Silva)

A Santa Casa de Vitória levou quatro anos para comprar os seis imóveis, que segundo Fabrício, alguns eram de interesse de tombamento. “Alguns deles têm certificação de tombamento, mas não tinha sido tombados. E quando está nesse processo e tiver uma outra proposta, a prefeitura leva a nova proposta em consideração”, disse.

Fabrício afirmou ainda que a Santa Casa firmou um termo de compromisso para o tombamento e restauro da Escadaria da Santa Casa e da antiga sede da Faculdade de Farmácia. “Fizemos um termo de compromisso com a prefeitura e, na contrapartida, esses imóveis serão restaurados”, concluiu.

Prédios antigos são demolidos na Rua Pedro Nolasco, Vila Rubim. (Carlos Alberto Silva)

O QUE DIZ A PREFEITURA

A reportagem questionou a Prefeitura de Vitória para saber se os edifícios constam na lista de patrimônio tombado ou em processo de tombamento, e perguntou por que os imóveis não fazem parte da lista de prédios de interesse de preservação. 

Este vídeo pode te interessar

Por nota, a prefeitura respondeu "que os imóveis da Santa Casa de Misericórdia, que estão em demolição, não são de interesse de preservação. O município e o hospital assinaram um termo de compromisso para garantir o tombamento da Escadaria da Santa Casa, apontada pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade como de importância histórica. O termo prevê, ainda, demolição das edificações que obstruem a visada da escadaria, o restauro dela e da antiga sede da Faculdade de Farmácia (Fafabes), no Parque Moscoso, que está em processo de tombamento em Vitória", diz a nota.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais