> >
Coronavírus: ES chega a 122 casos confirmados da doença

Coronavírus: ES chega a 122 casos confirmados da doença

O  número foi confirmado pelo governador Renato Casagrande, na noite desta quarta-feira (01)

Publicado em 1 de abril de 2020 às 18:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pessoas com síndrome gripal devem ficar isoladas por 14 dias, mesmo sem diagnóstico de coronavírus
Pessoas com síndrome gripal. (Mohamed Hassan/Pixabay)

Em  27 dias, o Espírito Santo alcançou a marca de 122  casos confirmados do novo coronavírus. O número foi confirmado pelo governador Renato Casagrande, na noite desta quarta-feira (01).  Em 24 horas, foram 25 novos testes positivos. 

"É o maior número de confirmados em  apenas em um dia. O nosso trabalho precisa continuar muito forte, evitando aglomerações, concentração de pessoas, mantendo o distanciamento entre as pessoas. Só vamos conseguir fazer controle se a gente tiver disciplina", analisou Casagrande. 

PRIMEIRO CASO 

O primeiro registro confirmado foi divulgado no dia 5 de março. Uma mulher, de 37 anos, esteve na Itália e chegou ao Espírito Santo em 20 de fevereiro. Dois dias depois, durante o carnaval, começou a ter os sintomas da doença. Ela ficou nove dias internada em um hospital particular e recebeu alta em 4 de março. 

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Na segunda-feira (30), o governador Renato Casagrande confirmou que o Espírito Santo  entrou no estágio de transmissão comunitária do coronavírus. Ou seja, as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção. 

Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país). As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

COMO PREVENIR

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

  • Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
  • Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
  • Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais