> >
Coronavírus: como fica a guarda compartilhada dos filhos?

Coronavírus: como fica a guarda compartilhada dos filhos?

Com isolamento social por causa da pandemia, especialista aconselha diálogo e bom senso para proteger a saúde das crianças envolvidas

Publicado em 5 de abril de 2020 às 20:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alienação parental, divórcio, guarda compartilhada, filhos
Guarda compartilhada: é preciso ter bom senso, diz especialista. (Freepik)

O isolamento social, orientação dos órgãos de saúde para evitar a transmissão do novo coronavírus, mudou a rotina das famílias. Mas, como fica a guarda compartilhada? Para especialistas, o foco desta questão deve ser o diálogo e o bom senso para proteger a saúde das crianças.

O professor, advogado e pós-Doutor em Direito, Conrado Paulino da Rosa, explica que a mudança na rotina também afeta a criança, que está acostumada a ter uma rotina. Ele diz que os pais precisam manter o diálogo, para traçar a melhor opção para os filhos.

"Temos que ter em mente que, de regra, o compartilhamento da guarda é a questão jurídica imposta no Brasil, e, o compartilhamento não quer dizer divisão de tempo, mas de responsabilidades, ou seja, as decisões têm que ser tomadas em conjuntas", afirma.

Enquanto não houver restrição de circulação nas ruas, o especialista diz que o ideal é fazer um revezamento entre as duas casas para que as crianças tenham atividades com ambos os pais.

"Isso para os casos em que não houver nenhum risco de contágio para a doença. Se não tiver nenhum pai ou mãe na área da Saúde, que estão na linha de frente do combate da pandemia", destaca Conrado. 

O advogado e comentarista do quadro Questões de Família da CBN Vitória, José Eduardo Coelho Dias, também ressalta que neste momento é importante seguir a regra, que é a divisão igual do tempo da criança com cada pai, uma convivência plena.

"Não tem que entrar em pânico agora com isso. Vamos seguir a regra até que alguma exceção que seja realmente legítima possa ser levada em consideração. Se houver restrição nas ruas, como a gente acha que pode ter, as crianças devem permanecer na casa em que se encontrarem", opina. 

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Baixe o guia especial sobre coronavírus

Tamanho de arquivo: 556kb

REDES SOCIAIS

Para evitar descolamentos entre as casas dos pais separados e colocar a criança em risco, uma opção, segundo Conrado Paulino da Rosa, são as redes sociais.

Aspas de citação

Uma ferramenta importantíssima neste aprendizado são os meios virtuais, pois distância física não é distância afetiva, para que ambos os núcleos possam participar do convívio da criança, inclusive com os avós, que precisam da família neste momento

Conrado Paulino da Rosa
Professor, advogado e pós-Doutor em Direito
Aspas de citação

E, na cartilha do bom senso, nada de usar o momento para a alienação parental (quando uma parte manipula a criança para afastá-la do outro genitor).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais