> >
Coronavírus: Arcebispo de Vitória dispensa fiéis de ir às missas

Coronavírus: Arcebispo de Vitória dispensa fiéis de ir às missas

Dom Dario Campos se reuniu na manhã desta terça-feira (17) para discutir ações na arquidiocese no combate à propagação do novo vírus

Publicado em 17 de março de 2020 às 12:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dom Dario Campos. (Fernando Madeira)
Coronavírus - Arcebispo de Vitória dispensa fiéis de ir às missas

Para diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus, o arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, decidiu que os fiéis da arquidiocese estão dispensados de comparecer às missas aos domingos e dias santos. O Código de Direito Canônico define que é falha grave para os católicos a não participação nas celebrações desses dias, mas abre uma brecha em casos de doença. Ou seja, as missas estão mantidas, mas os fieis da arquidiocese não precisam ir às celebrações, caso não se sintam seguros. A decisão, que consta em documento assinado pelo arcebispo, é válida, inclusive, para a Semana Santa.

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Arquidiocese de Vitória

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Corporis voluptates eos, exercitationem id, voluptatem ex nostrum ab sit corrupti, magni non temporibus alias rem reprehenderit quis doloremque harum aperiam similique animi culpa impedit.

Tamanho de arquivo: 949kb

Além do ato, chamado de "dispensa canônica", o religioso também suspendeu as celebrações de Crisma e as atividades pastorais e catequéticas.

REUNIÃO

Dom Dario Campos se reuniu com padres, na manhã desta terça-feira (17), para discutir as ações da arquidiocese no combate à propagação do coronavírus. Um comunicado foi emitido aos fieis católicos, com as orientações para comunidades, paróquias, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Vitória. No comunicado, Dom Dario vai explicar ainda que as missas poderão ser realizadas de modo mais breve. Ele também determinou a suspensão de encontros, assembleias, seminários, catequese, procissões, mutirão de confissões e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas.

RESTRIÇÕES NA DIOCESE DE COLATINA

O bispo de Colatina, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, anunciou nesta segunda-feira (16), uma série de medidas para controlar o avanço do coronavírus nas cidades que fazem parte da diocese. Entre elas, está o cancelamento da realização de missas em todas as igrejas de Linhares. O município do Norte do Espírito Santo já confirmou um caso da doença.

Segundo o comunicado divulgado pelo bispo, a suspensão começa a valer nesta terça-feira (17), se estendendo até o próximo domingo (22). A diocese informou que podem ser mantidas as missas transmitidas pelos meios de comunicação, desde que não tenha a participação de fiéis.

A Diocese de Colatina informou ainda que, nas outras cidades, as missas serão mantidas no momento, mas estão suspensos todos os encontros de pastorais, incluindo a catequese, de movimentos e serviços em todas as suas paróquias.

CASOS

Este vídeo pode te interessar

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabilizava, nesta segunda-feira (16), um total de 134 casos suspeitos de Covid-19. Dos 219 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado até o momento, 77 foram descartados e oito foram confirmados. De domingo para segunda-feira, o número de casos confirmados dobrou, saindo de quatro para oito

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais