> >
Como são feitos os testes que detectam o novo coronavírus?

Como são feitos os testes que detectam o novo coronavírus?

Atualmente, dois testes estão sendo utilizados no Brasil: o PCR e o teste rápido. Apesar de ambos serem capazes de diagnosticar a doença, eles se diferem na coleta, na análise e também no tempo de resultado

Publicado em 5 de abril de 2020 às 14:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A paciente não conseguiu se submeter ao exame do coronavírus e agora está em casa em quarentena
Testes rápidos são feitos usando amostra de sangue do paciente. (Divulgação)

O Ministério da Saúde anunciou o envio de testes rápidos para detectar o novo coronavírus em todos os estados do Brasil. Com uma espera média de 15 minutos para obter o resultado, esse teste vai ser usado para diagnosticar a doença em profissionais de saúde e segurança e, assim, permitir que eles retornem ao trabalho.

Este exame, contudo, é bem diferente do PCR, que já vem sendo usado na maioria dos países, e também pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública no Brasil para diagnosticar a Covid-19 em pacientes em estado grave.

Covid-19
Covid-19 é o nome da doença causada pelo novo coronavírus. (Cottonbro/ Pexels)

Além do método de coleta, há diferenças também no tipo de análise realizada nas amostras e o público em que cada teste é aplicado. Para entender como eles funcionam,  A Gazeta ouviu dois especialistas. Confira:

PCR

O PCR é o teste padrão-ouro, que vem sendo utilizado no mundo todo para diagnosticar a Covid-19. Por ter uma quantidade limitada,  este exame é utilizado no Brasil apenas em casos mais graves, conforme recomendação do Ministério da Saúde. 

A coleta do PCR é bem simples e utiliza amostras de dentro do nariz ou da boca do paciente para análise, como explica o médico Filipe Maia, diretor administrativo do Multiscan Inteligência Diagnóstica.

Aspas de citação

É usada uma espécie de cotonete, que você passa na boca, no interior das bochechas ou dentro do nariz do paciente e extrai o material para ser encaminhado ao laboratório

Filipe Maia
Médico
Aspas de citação

No laboratório, uma máquina de PCR amplifica o material genético, para que ele se torne visível. Logo em seguida, é feita uma comparação do material genético da amostra extraída do paciente com o do vírus. 

“Se há presença do gene do vírus na amostra, o resultado é positivo para a Covid-19. Sem material genético, o exame é negativo. Se a carga genética é insuficiente, ele pode dar inconclusivo e aí o paciente precisa repetir o exame", explicou Filipe Maia. 

Apesar da eficácia do PCR, principalmente para detectar o vírus no início da contaminação, o resultado do teste demora em média um dia para ficar pronto. Isso acaba prejudicando o diagnóstico rápido da doença.

Aspas de citação

O PCR tem uma alta positividade nos primeiros dias, ele faz uma análise molecular do vírus. Em todo o Brasil, demora cerca de um dia para ficar pronto, aqui no Estado a gente tem conseguido em 9 horas. Mas como existe uma fila de exames em espera, a demora é maior

Lauro Ferreira Pinto
Infectologista
Aspas de citação

TESTES RÁPIDOS

Já no caso dos testes rápidos, que vão ser utilizados no Brasil pelos Estados para testar profissionais de saúde e de segurança, a coleta para amostra é feita no sangue do paciente. “É muito parecido com a medição de glicose, que você dá uma picadinha na ponta do dedo do paciente e colhe uma gota de sangue”, compara Maia. 

Data: 12/03/2020 - Profissional em laboratório realiza teste de coronavírus. Freepik
Profissional em laboratório realiza teste de coronavírus. (Freepik)

Após a coleta, o sangue é colocado em uma espécie de fita, que vai detectar a presença de anticorpos IgG e IgM. Estes anticorpos  são produzidos pelo corpo humano para se defender do coronavírus.

Aspas de citação

Se em contato com o sangue, a fita fica colorida, é porque houve produção de anticorpos. Logo, o paciente contraiu o coronavírus e o resultado é positivo para a doença Covid-19

Filipe Maia 
Médico
Aspas de citação

Apesar de o teste rápido levar em média 15 minutos para ficar pronto, o infectologista Lauro Ferreira Pinto destaca que ele é indicado para ser realizado apenas após uma semana que o paciente teve contato com o vírus.

“O teste rápido não detecta o vírus nos primeiros dias, ele precisa da presença de anticorpos para verificar a positividade. E muitas vezes o corpo só vai produzir anticorpos depois de 7, 8 dias. Não é um teste que vai ser usado para identificar a corrente de transmissão do vírus, mas pode ser útil para se ter uma ideia do tamanho da população exposta ao vírus, para estudos epidemiológicos”, conclui.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais