> >
Como que devem ser os cuidados em casa para quem tem sintomas de gripe

Como que devem ser os cuidados em casa para quem tem sintomas de gripe

Médicos infectologistas explicam o que deve ser feito em casa para evitar a transmissão dos sintomas para os moradores do mesmo imóvel

Publicado em 27 de março de 2020 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher com resfriado segurando lenço
Mulher com resfriado segurando lenço. (Shutterstock)

Quem apresenta os sintomas gripais e está isolado em casa deve redobrar os cuidados com a higiene diária para evitar a contaminação entre os familiares. Usar máscara, ficar isolado e evitar o contato com os demais são as principais ações recomendadas pelos especialistas. Os sintomas de gripe também são encontrados nos diagnosticados com o novo coronavírus.

Considerando o cenário em que a pessoa sintomática more com familiares, tenha ou não um quarto individual, a principal recomendação é manter as mãos higienizadas com água e sabão ou álcool em gel. Segundo o médico infectologista, Crispim Cerutti Junior, o paciente deve circular pelos ambientes usando máscara, evitando tocar nos objetos e pessoas.

“A pessoa deve circular, só de máscara, para fazer coisas essenciais como refeição, ir ao banheiro, fazer higiene das mãos o tempo todo e evitar o contato físico. Quando não há possibilidade de ficar isolado sozinho num cômodo, redimensione a estrutura da casa para que essa pessoa durma na sala, sofá ou colchonete”, orientou.

Crispim alerta que a máscara de papel, dessas comercializadas em farmácia, tem, em média, validade de um dia. Uma alternativa, de acordo com o médico, é fazer uma máscara de pano, em casa. A limpeza também deve ser feita diariamente.

O médico infectologista e professor universitário, Wladimir Queiroz, diz que a casa deve estar bem ventilada e ser melhor higienizada. Objetos pessoais como toalhas de rosto e banho não podem ser compartilhados.

“Uma recomendação é fazer com o que o sintomático seja o último a tomar banho, por exemplo. Quando terminar, ele deve ser o responsável por higienizar o banheiro com desinfetante ou álcool em gel. Ele também deve ter uma toalha individual”, alertou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais