> >
Supermercados terão que fechar até as 20 horas em 37 cidades do ES

Supermercados terão que fechar até as 20 horas em 37 cidades do ES

Nova regra passa a valer para municípios que estão classificados no risco extremo do novo Mapa de Risco da Covid-19, do governo do Estado

Publicado em 2 de abril de 2021 às 21:43- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Filas nos caixas de supermercado na Grande Vitória
Filas nos caixas de supermercado na Grande Vitória: estabelecimentos de cidades em risco extremo deverão fechar até as 20h. (Foto do leitor)

A partir da próxima segunda-feira (5), os supermercados de municípios classificados como risco extremo para a transmissão da Covid-19 na nova Matriz de Risco do Espírito Santo deverão fechar até as 20h. A nova regra foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (2).

De acordo com o novo Mapa de Risco, 37 municípios estão em risco extremo - onde os supermercados deverão fechar até às 20h -, 39 no nível alto e dois, no moderado. Nenhum município está em risco baixo. As restrições para as cidades com risco extremo e alto valem por 14 dias. 

Nesta nova classificação, os serviços considerados não essenciais terão que funcionar em apenas três dias da semana (quarta, quinta e sexta-feira). Os supermercados, no entanto, são classificados como essenciais, e poderão funcionar de segunda a sábado. Domingos e feriados devem ficar fechados, inclusive em Vitória, onde houve uma exceção nesta semana devido ao feriadão criado no município. 

Embora possam funcionar diariamente, o horário sofreu uma restrição. Agora, nas 37 cidades em risco extremo, estes estabelecimentos deverão fechar até as 20h.

O presidente da Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, diz que respeita a decisão e garante que o segmento irá respeitar a medida. No entanto, ele questiona se a redução do horário não aumenta a chance de aglomerações.

“A gente respeita a decisão, mas acho que, quando você restringe uma atividade essencial em determinados horários,  proporciona uma aglomeração maior. Deveria haver um esclarecimento maior dessas medidas”, disse.

A portaria com as novas regras para todos os segmentos, incluindo dia e horário, será publicada no Diário Oficial deste sábado (3) pelo Governo do Estado.

Supermercados terão que fechar até as 20 horas em 37 cidades do ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais