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Procon-ES notifica Uber por cobrança de pedágio na Terceira Ponte

Procon-ES notifica Uber por cobrança de pedágio na Terceira Ponte

Órgão estadual também questionou empresa sobre taxa extra de ar condicionado e pediu devolução de pedágios pagos indevidamente pelos clientes

Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 20:20

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A Uber foi notificada pelo Procon Estadual nesta quinta-feira (11) para esclarecer cinco situações ocorridas com clientes e relatadas ao órgão de defesa do consumidor. A notificação foi feita depois de a Uber cobrar dos passageiros a taxa de pedágio da Terceira Ponte (R$ 2,80), mesmo depois de o governo do Estado suspender a tarifa desde o dia 22 de dezembro do ano passado.

No documento — assinado pela diretora-geral do Procon, Leticia Coelho Nogueira —, há o questionamento sobre por qual motivo a corrida por meio do aplicativo ainda cobra a taxa de pedágio. E pergunta se a empresa está garantindo o ressarcimento da tarifa para os consumidores que registram reclamações na plataforma.

Além disso, o texto questiona sobre a reclamação recebido pelo Procon em relação à cobrança pelo uso do ar-condicionado. O órgão  quer saber se a Uber tem conhecimento da prática e se toma providências a respeito do assunto. 

Procon-ES notifica Uber por cobrança de pedágio na Terceira Ponte
Sede do Procon Estadual. (Governo do ES)

Ainda há um pedido para que a Uber descreva detalhadamente as implementações para oferecer respostas completas, claras, objetivas e conclusivas, abordando todos os pontos da demandas registradas no SAC. E também pergunta sobre quanto tempo a empresa leva para restituir o cliente no caso de cancelamento de corrida, quando a cobrança é feita antes do embarque. A Uber tem 20 dias para dar retorno ao Procon.

O que diz a Uber

Questionada sobre o assunto, a Uber informou que a plataforma não está cobrando o valor referente ao pedágio da Terceira Ponte. Segundo a empresa, os usuários têm à disposição diversos canais de comunicação direta com a empresa, inclusive para reportar cobranças consideradas incorretas, que, quando constatadas, são devidamente reembolsadas.

"A forma mais fácil de conseguir suporte é por meio do mesmo app que já é usado para realizar viagens, na seção "Ajuda", que reúne informações das últimas viagens para agilizar o atendimento. Outra forma eficaz de contato é por meio do site help.uber.com, que pode ser acessado pelo celular ou computador. Nele é possível esclarecer dúvidas frequentes, além de solucionar questões básicas sobre o app e conseguir apoio para diversas situações", detalha.

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