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Publicado em 26 de março de 2025 às 13:36
Faltando menos de um mês para a Semana Santa, as prateleiras dos supermercados e lojas de variedades já começam a receber os tradicionais ovos de Páscoa. Mas, em 2025, o consumidor deve encontrar no mercado ovos com mais opções recheadas com biscoitos ou “bombons bola”. >
A mudança no perfil dos produtos é uma tentativa da indústria de diminuir a quantidade de cacau nas apresentações, num período em que a matéria-prima disparou 189% em média em 2024. >
Para a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), esse cenário gerou um impacto para a indústria de alimentos, especialmente para os segmentos que dependem diretamente do cacau. >
Além da mudança na composição dos produtos, os ovos de Páscoa também chegam ao mercado em menor quantidade neste ano. A indústria do chocolate produziu 22% menos ovos em 2025. Em números absolutos, são menos 13 milhões de ovos em relação a 2024.>
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Por outro lado, o mix de produtos para a época em que o chocolate fica em evidência aumentou, passando de 611 itens em 2024 para 803 tipos de produtos de chocolate para o período da Semana Santa, sendo 94 lançamentos. >
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) são itens com formatos, sabores e experiências diversificadas que atendem a diferentes perfis de público e se encaixam em todos os bolsos.>
Dentre as preferências do brasileiro, o chocolate ao leite segue sendo o favorito, porém o mercado investe em novas combinações com frutas, amendoim, pistache, diversificando a gama de produtos, com diferentes intensidades de cacau e tamanhos. Incluindo também opções sem açúcar, veganos, sem glúten e sem lactose, de acordo com a Abicab.>
A indústria tem apostado também em tabletes e nas caixas de bombons como opções atrativas que atendem a diferentes perfis de consumo. >
Segundo a gerente de Marketing de Chocolates na Nestlé Brasil, Camila Hadaya, mesmo com o cenário desafiador com a alta do preço do cacau, não foram feitas mudanças nas receitas ou no tamanho dos ovos em relação ao 2024.>
A empresa também traz, entre os lançamentos da Páscoa, opções com biscoitos para os consumidores. É o caso do lançamento do Ovo Nestlé Choco Trio, sendo o primeiro ovo com a casca recheada da marca, combinando chocolate, biscoito e recheio cremoso. >
Para 2025, a empresa também apostou na produção triplicada do Ovo Caribe da Garoto, que teve grande demanda na Páscoa do ano passado. Entre os destaques também entram os ovos KitKat, Alpino e Talento.>
E também existem lançamentos voltados para quem quer consumir ou presentear chocolate em forma de tablete. A Ferrero, por exemplo, que tem como carro-chefe o Kinder Ovo, traz para a Páscoa novidades como o Ferrero Rocher em formato tablete de chocolate em três sabores. >
Entre os lançamentos da empresa para a Páscoa estão formatos que não são de ovo de Páscoa. Uma novidade é o Kinder em formato de coelhinho e também uma nova embalagem para a data comemorativa do Kinder Chocolate, com versões com até seis unidades, mais do que é vendido tradicionalmente. >
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