ASSINE

INSS reabre agências na 2ª só com agendamento e sem perícia médica

No ES, apenas 16 agências vão retomar atendimento presencial na segunda, em horário reduzido. Lista será ampliada diariamente, seguindo protocolos de segurança

Publicado em 11/09/2020 às 19h02
Atualizado em 11/09/2020 às 19h57
Perícia no INSS
As atividades nas agências estavam paralisadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Crédito: Fernando Madeira

O retorno gradual das atividades presenciais das agências do INSS, que começa na segunda-feira (14), ocorrerá em horário reduzido, das 7h às 13h, e os atendimentos só serão feitos com agendamento. A informação foi passada nesta sexta-feira (11) pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, durante coletiva de imprensa virtual.

"Sabemos a importância dos serviços do INSS, assim como a importância da perícia médica previdenciária", comentou Bianco. "Ontem (quinta), tivemos algumas visitas a agências do INSS e também a locais dentro do instituto onde serão realizadas perícias médicas. Tudo está sendo tratado com maior respeito, transparência e responsabilidade possível."

No Espírito Santo, apenas 16 das 31 agências funcionarão já no primeiro dia de abertura, mas sem o serviço de perícia, que será retomado posteriormente. Segundo o órgão, a lista será atualizada diariamente. Os dados serão disponibilizados no site do INSS e no aplicativo Meu INSS no momento em que o segurado fizer o agendamento.

Segundo o INSS, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, considerados os mais importantes para que o órgão possa retomar o atendimento presencial neste momento.

LISTA DE AGÊNCIAS QUE ABRIRÃO NO ES NA SEGUNDA-FEIRA (14)

  • Alegre
  • Cachoeiro
  • Colatina
  • Guarapari
  • Linhares
  • Nova Venécia
  • Serra
  • Vila Velha
  • São Mateus
  • Vitória (são consideradas duas na avenida Beira-Mar, a gerência regional e a agência de Vitória)
  • Santa Teresa
  • Castelo
  • Pinheiros
  • Baixo Guandu
  • São Gabriel da Palha

O secretário especial de Previdência destacou a necessidade de marcar horário, seja pelo app ou pelo telefone 135, para evitar aglomerações  e pediu que os segurados apenas cheguem às agências próximo do horário agendado.

"Só vão entrar na agência os segurados que tenham agendamento. Não se desloquem sem que tenham feito agendamento, é fundamental, é uma medida de segurança", disse.

Ele afirmou ainda que a reabertura contará com diversos protocolos de segurança, entre eles a medicação de temperatura de funcionários e clientes, além da disponibilização de álcool em gel.  Outras medidas, como equipamentos de proteção individual serão exigidas para peritos médicos e trabalhadores.

Os serviços que atualmente estão sendo feitos remotamente seguirão dessa forma. O atendimento presencial será reservado às questões que necessitam da presença dos servidores, com avaliação de documentos.

SETE ADIAMENTOS

A reabertura dos postos do INSS chegou a ser adiada sete vezes por causa da resistência dos seus servidores. Diante da confirmação da data da retomada dos serviços, representantes dos servidores orientam greve sanitária contra a medida.

Em 31 de julho, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho anunciou o pedido de exoneração de 52 servidores que ocupavam cargos de confiança na estrutura da Perícia Médica Federal e não concordavam com a reabertura das agências, alegando risco de contágio dos profissionais pelo novo coronavírus.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.