> >
ES Gás ganha aval para obra de gasoduto até indústrias de Linhares

ES Gás ganha aval para obra de gasoduto até indústrias de Linhares

Nova linha vai de Cacimbas até Bebedouro, permitindo a ligação para o polo empresarial de Linhares. Atualmente, o transporte é feito por caminhão

Publicado em 9 de agosto de 2021 às 12:13

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Gasoduto de transporte: gás natural retirado do pré-sal pode ser processado no Porto Central, em Presidente Kennedy, para ser levado até Minas Gerais
Gasoduto: ampliação da rede de gasodutos e construção da base em Bebedouro aumentará em até nove vezes capacidade de abastecimento das indústrias de Linhares. (TBG/Divulgação)
Rafael Silva
Repórter de Política / [email protected]

ES Gás, estatal capixaba de distribuição de gás natural, recebeu a autorização para construir o gasoduto que levará o combustível até as indústrias de Linhares. A informação foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo desta segunda-feira (9).

A nova rede vai passar por uma faixa que atravessa 43 propriedades e tem 28,4 quilômetros de extensão, ligando Regência, no litoral de Linhares, até o distrito de Bebedouro, onde se concentram algumas das principais fábricas do município.

A BR Distribuidora, antiga concessionária de gás natural no Estado, já tinha transformado o trecho em área de utilidade pública, para a construção dos gasodutos. No entanto, como a concessão de gás passou para as mãos da ES Gás, foi necessário mudar a titularidade da concessão.

A construção desta nova rede e da Base de Descompressão de Gás Natural de Bebedouro, uma obra orçada em R$ 40 milhões, é o principal investimento do plano de negócios da estatal.

Após a conclusão da obra, Linhares aumentará a capacidade de fornecimento de gás natural, considerado uma fonte de energia para a indústria mais limpa e mais barata, em até nove vezes, com um abastecimento de até 360 mil m³ por dia.

Atualmente, o transporte do gás natural é feito por caminhões, o que permite um fornecimento de apenas 40 mil m³ diários. O novo gasoduto será ligado a rede Cacimbas-Vitória.

O investimento é motivado, segundo a ES Gás, tanto pela ampliação do consumo, decorrente das novas plantas industriais no município, quanto pelo aperfeiçoamento da operação, com o aumento da segurança e a redução de custos operacionais relativos à compressão, ao transporte e à descompressão do gás natural. A previsão é que a obra seja concluída em 12 meses e que o início da operação comece em setembro de 2022.

"O investimento permitirá que a malha de distribuição seja ampliada. Assim, poderemos atingir a capacidade de fornecimento de 360.000 m³/dia e a redução da movimentação de seis carretas, que juntas fazem 240 viagens mensais de ida e volta em um percurso de 63 quilômetros", explica o diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende.

O traçado do novo gasoduto acontecerá em área predominantemente rural. O projeto encontra-se licenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema)  e foi aprovado nas instâncias previstas pela Governança da ES Gás, e agora cumpre o cronograma que contempla mais oito etapas, que vão da licitação de materiais, prosseguem com o certame dos serviços de construção e montagem e finalizam com o comissionamento e início da operação.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais