> >
Economia aquece e ES cria 2,9 mil vagas de emprego em setembro

Economia aquece e ES cria 2,9 mil vagas de emprego em setembro

Os  setores de comércio e serviços foram os que mais contribuíram para o saldo positivo

Publicado em 17 de outubro de 2019 às 18:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio foi o setor que mais abriu vagas em setembro . (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Espírito Santo teve 2.929 novas vagas de emprego criadas no mês de setembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).  O saldo positivo deve-se principalmente ao bom desempenho do comércio, que gerou 1.087 postos, e do setor de serviços, que teve 1.077. 

Os números foram divulgados na tarde desta quinta-feira (17) pelo Ministério da Economia. Ainda segundo os dados,  a agropecuária (-155) e a administração pública (-3) foram os únicos setores que fecharam mais vagas do que abriram.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, o aumento de vagas no comércio se deve ao início das contratações temporárias de fim de ano.

Aspas de citação

O mês de outubro já demanda um aumento do número de funcionários no comércio, então já era esperado a criação de mais vagas de emprego. Os postos de trabalho devem aumentar no próximo mês até dezembro

José Lino Sepulcri
Presidente da Fecomércio
Aspas de citação

No setor do comércio, o mercado varejista foi responsável pela maioria da abertura das vagas em setembro. Foram 1.035 postos de trabalho. Já o mercado atacadista teve um saldo de 48 vagas. Contudo, é no setor varejista que também se concentraram o maior número de redução de postos de trabalho ao longo do ano. De janeiro a setembro de 2019, o acúmulo foi de -1067 vagas.

Ao todo, o Estado fechou 23.444 oportunidades e criou outras 26.375, com isso o saldo foi 0,4% superior ao do mês anterior, agosto.

BALANÇO DO ANO

No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2019, foram criados 18.235 postos de trabalho a mais do que fecharam no Espírito Santo. Nesse caso, o setor de serviços (9.915), a indústria da transformação (3.208) e a construção civil (3.043) foram as áreas que mais geraram empregos.

É também o setor de serviços que lidera a maior oferta de vagas no acumulado dos últimos 12 meses.  Foram 10.263 novos postos de trabalho. O comércio vem em segundo lugar, com 4.808. 

Em todo o Brasil, foram criados mais de 157,2 mil novos postos de trabalho apenas no mês de setembro deste ano. Já no acumulado dos três primeiros trimestres, o saldo de oportunidades geradas foi de aproximadamente 761,7 mil.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais