ASSINE

Coronavírus: Casagrande prorroga fechamento de shoppings no ES

Governador anunciou medida para conter a propagação da Covid-19 no Espírito Santo

Publicado em 01/04/2020 às 17h47
Atualizado em 01/04/2020 às 20h40
Data: 19/03/2020 - ES - Vitória - Shopping Vitória  fechado para visitação devido pandemia de coronavírus - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ
 Shopping Vitória fechado para visitação devido pandemia de coronavírus. Crédito: Vitor Jubini

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (1º) que vai prorrogar o fechamento dos shoppings no Espírito Santo até o dia 12 de abril. A medida faz parte da estratégia de impedir o avanço dos casos do novo coronavírus no Estado.

O decreto, originalmente, venceria em 3 de abril. Ele restringe a abertura ao público com exceção de serviços essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas médicas. Durante o pronunciamento realizado nas redes sociais nesta quarta-feira (1º), ele detalhou a medida.

"Chegando perto do dia 12, faremos outra avaliação. Para ver se a gente abre [os shoppings] com protocolo, se mantém fechado. Isso nós vamos decidir lá na frente. É uma maneira da gente manter o distanciamento social, evitando locais onde as pessoas se aglomerem. É um local de transmissão do vírus com muita facilidade. É por isso que tomamos essa decisão."

A medida adotada pelo governo do Espírito Santo é similar a que outros Estados fizeram, como São Paulo, onde o governador João Doria (PSDB) também ordenou no dia 18/03 o fechamento dos centros comerciais, valendo até o dia 30 de abril.

Os maiores shoppings do Espírito Santo

Data: 08/01/2010 - ES - Vila Velha - Shopping Vila Velha
Data: 08/01/2010 - ES - Vila Velha - Shopping Vila Velha. Carlos Alberto Silva
Vista do Shopping Vitória de cima
Vista do Shopping Vitória de cima. Carlos Alberto Silva | Arquivo
Fachada do Shopping Mestre Álvaro, na Serra
Fachada do Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Google Earth
Fachada do Shopping Montserrat, na Serra
Fachada do Shopping Montserrat, na Serra. Google Earth
Data: 08/01/2010 - ES - Vila Velha - Boulevard Shopping
Data: 08/01/2010 - ES - Vila Velha - Boulevard Shopping . Carlos Alberto Silva
Data: 16/10/2019 - Vila Velha - ES - Fachada do Shopping Praia da Costa
Data: 16/10/2019 - Vila Velha - ES - Fachada do Shopping Praia da Costa . Rodrigo Gavini
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara. Valentina Burzlaff/Divulgação
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara

SHOPPINGS DIZEM QUE VÃO CUMPRIR A DECISÃO

Os principais shoppings do Estado anunciaram que vão continuar cumprindo a decisão. Antes da determinação do fechamento, os centros comerciais já viviam um cenário de queda brusca na movimentação e em vendas, segundo a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES.)

A Sá Cavalcante informou que seus shoppings Mestre Álvaro, Montserrat, Moxuara e Praia da Costa irão respeitar a orientação do governador. O grupo afirmou que irá "aguardar a publicação do decreto, que deve ocorrer nesta quinta-feira (2)", para analisar e providenciar todas as recomendações do governo".

O grupo ressaltou que operações de serviços essenciais, assim como as operações que trabalham com delivery, continuarão funcionando.

O Boulevard Shopping Vila Velha informou que "acompanha com atenção os desdobramentos e orientações dos órgãos competentes para o combate à pandemia do Covid-19 e que permanece temporariamente fechado".

O Shopping Vitória também comunicou que atenderá a nova determinação e continuará fechado até o dia 12/04, com manutenção apenas atividades essenciais no Centro Médico, no horário de 8h às 18hs. "Sabemos que esta é uma medida de exceção necessária para conter o avanço do coronavírus no Espírito Santo, e continuaremos empenhados em colaborar para que as pessoas fiquem em casa", disse a empresa.

O shopping localizado na Capital informou ainda que, para ajudar clientes, lojistas e fornecedores a enfrentar este período, mais de 70 lojas já estão atendendo pelo sistema delivery, entregando as vendas para os clientes onde quer que eles estejam. A lista de lojas com vendas online pode ser acessada pelo nosso site www.shoppingvitoria.com.br.

O Shopping Vila Velha informou que "visando colaborar com as medidas de prevenção ao coronavírus, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e a determinação do governador, está com suas atividades suspensas desde o dia 19 de março. Todas as operações comerciais estão, temporariamente, fechadas, com exceção dos serviços essenciais, como farmácias, hipermercado e clínicas". O shopping afirmou que aguarda a publicação do novo decreto do governador para analisar o documento.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.