> >
Confira 7 dicas para gastar menos energia nos dias de forte calor

Confira 7 dicas para gastar menos energia nos dias de forte calor

Aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e outros eletrodomésticos refletem diretamente no valor das faturas, mas o uso consciente pode ser eficaz para um impacto menor no bolso

Publicado em 7 de abril de 2024 às 08:14

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
João Barbosa
Repórter / [email protected]
Douglas Motta
Estagiário / [email protected]

Economizar é sempre uma boa opção. Quando se trata de contas dentro de casa, entre os pagamentos mensais, a tarifa de energia é uma das maiores vilãs do orçamento familiar de milhões de brasileiros.

A utilização de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e outros eletrodomésticos reflete diretamente no valor das faturas, mas o uso consciente pode ser eficaz para um impacto menor no bolso.

Confira algumas dicas preparadas por A Gazeta para economizar:

  • 01

    Cuidados com a geladeira

    Evite colocar recipientes ainda quentes no interior da geladeira ou roupas úmidas/molhadas para secar na grade externa. O aparelho corresponde a aproximadamente 30% do consumo de uma casa e pode ter seu desempenho afetado por atividades como essas, gerando um maior esforço e, consequentemente, um maior gasto de energia.

  • 02

    Confira a borracha de vedação

    Ainda na geladeira, outra dica é não deixar ela aberta por períodos muito longos. Além disso, é importante checar se a borracha de vedação está fixada da forma correta para garantir que a refrigeração aconteça corretamente.

  • 03

    Otimize a utilização da máquina de lavar

    Já na máquina de lavar, uma dica é reunir o máximo de roupas possível para serem lavadas de uma única vez. Além de otimizar tempo, a atividade economiza energia, já que ciclos de lavagem muito longos e repetitivos também refletem na fatura ao fim do mês.

  • 04

    Programe aparelhos que não são utilizados todo o tempo

    As dicas também englobam os aparelhos de TV ou outros que não precisam ficar ligados o tempo todo. Vale programar os eletrodomésticos para um desligamento automático ou, então, evitar que fiquem ligados quando não tem ninguém utilizando no quarto ou sala, por exemplo.

  • 05

    Opções no chuveiro

    No banheiro, uma opção para a economia fica a cargo do banho gelado. Além de refrescar nos dias mais quentes, deixar o chuveiro na função ‘desligado’ também pode diminuir os gastos com a energia. Caso o banho gelado seja um desafio, a dica de economia é fechar a torneira enquanto se ensaboa, poupando água e energia.

  • 06

    Uso de ventilador e ar-condicionado

    No quarto, caso tenha ar-condicionado, opte pelo uso do aparelho em épocas de temperaturas mais elevadas, deixando o ar na casa dos 22 graus. Caso não tenha ar, deixar o ventilador na velocidade média já auxilia na economia e também para resfriar o ambiente.

  • 07

    Troque as lâmpadas

    Por fim, a troca de lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas de LED também são uma opção de economia. Os modelos de LED, que são mais modernos, são mais econômicos e duram mais. Além disso, é importante evitar deixar luzes ligadas em cômodos que não são utilizados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais