ASSINE

Comércio, shopping, bar e restaurante: as regras para abrir no ES

Nas cidades de risco moderado e alto, por exemplo, os bares continuam proibidos, a não ser aqueles que têm registro de bar e restaurante e consigam cumprir distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas

Publicado em 22/08/2020 às 18h37
Atualizado em 23/08/2020 às 07h41
Data: 18/03/2020 - ES - Vitória - Coronavírus - Movimentação de bares no Triângulo das Bermudas na Praia do Canto - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ
Data: 18/03/2020 - ES - Vitória - Coronavírus - Movimentação de bares no Triângulo das Bermudas na Praia do Canto - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ. Crédito: Vitor Jubini

A atualização do novo Mapa de Risco, do governo do Espírito Santo, neste sábado (22), apontou um aumento de 16 para 22 o número de cidades classificadas como risco baixo de contágio para o coronavírus. As cidades em risco alto são 11 e moderado 45. Desde o dia 8 de agosto, o governo passou a flexibilizar algumas atividades, como comércio de rua e restaurante, dependendo do risco de transmissão da doença em que o município está classificado.

Mesmo com a alteração no Mapa de Risco semanal, as medidas de enfrentamento à doença continuam as mesmas desde o início deste mês. Você sabe quais são as regras que estão valendo para comércio, academias e bares na sua cidade? A Gazeta relembra quais são essas regras.

CONFIRA AS REGRAS:

  1. 01

    RESTAURANTES E BARES - RISCO BAIXO

    Os estabelecimentos dos municípios classificados como risco baixo podem funcionar sem restrição de horário e dia da semana, desde que respeitados o distanciamento em filas e a presença de um cliente a cada 10 metros quadrados.

  2. 02

    COMÉRCIO - RISCO MODERADO

    As lojas de rua e de centros comerciais podem ser abertas aos sábados, das 9h às 15h e, durante a semana, das 10h às 16h. O distanciamento social em fila e o limite do número de clientes conforme o espaço físico seguem as mesmas regras do risco baixo.

  3. 03

    SHOPPINGS - RISCO MODERADO

    Os estabelecimentos também estão liberados para funcionar aos sábados, mantendo o horário que é adotado durante a semana, do meio-dia às 20h. Os restaurantes da praça de alimentação têm funcionamento autorizado até as 18h durante os dias, incluindo o domingo. O acesso de crianças até 12 anos continua proibido.

  4. 04

    RESTAURANTES E BARES - RISCO MODERADO

    Os restaurantes estão liberados para funcionar todos os dias da semana, até as 18 horas. Já os bares continuam proibidos, a não ser aqueles que têm registro de bar e restaurante e consigam cumprir, entre outras orientações, distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas para receber a clientela.

  5. 05

    ACADEMIAS - RISCO MODERADO

    Atividades aeróbicas individuais são liberadas, mas deve ser respeitado o distanciamento de quatro metros entre os usuários.

  6. 06

    COMÉRCIO - RISCO ALTO

    As atividades comerciais funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Nos municípios com até 70 mil habitantes, há a possibilidade de abertura também aos sábados, das 9h às 15h. Contudo, o funcionamento só pode ocorrer ao longo de cinco dias e o comerciante deverá escolher se abre na segunda ou no final de semana. 

  7. 07

    SHOPPINGS - RISCO ALTO

    O funcionamento dos shoppings permanece restrito aos dias da semana, do meio-dia às 20h. A flexibilização foi concedida para os restaurantes das praças de alimentação, que podem abrir também aos sábados, até as 18h. 

  8. 08

    BARES E RESTAURANTES - RISCO ALTO

    O funcionamento de restaurantes foi ampliado para os sábados, até as 18h.  Bares continuam proibidos.

  9. 09

    ORIENTAÇÕES GERAIS

    Independentemente da classificação de risco do município, algumas orientações valem para todos os segmentos, tais como a obrigatoriedade do uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel para os funcionários e os clientes, bem como respeito a todas as medidas sanitárias estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.