> >
10 dicas de como economizar energia elétrica em casa

10 dicas de como economizar energia elétrica em casa

Bandeira vermelha para mês de julho terá alta de 52%. Com isso, o consumidor vai precisar reajustar os hábitos para que a conta de luz não pese tanto no bolso

Publicado em 29 de junho de 2021 às 17:34

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Conta de energia pode ficar mais cara no ES
Conta de energia vai ficar mais cara. (Pixabay)

A conta de luz no mês de julho será mais cara. A bandeira tarifária vermelha 2, que é a cobrança adicional aplicada quando aumenta o custo de produção de energia, terá alta de 52% no próximo mês. Com isso, ela passará de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), essa "taxa extra" deve se manter pelo menos até novembro, e poderá ficar ainda mais pesada até o fim do ano.

Aumento na conta - 8 dicas para economizar energia elétrica em casa

O motivo do aumento é o acionamento das termelétricas, que produzem energia mais cara, para compensar a baixa nos reservatórios das hidrelétricas. O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos o que faz com que as represas das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste – que respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país – estejam com com menos de um terço da capacidade de armazenamento. Não há perspectiva de chuva forte nessas regiões até meados de outubro.

Diante deste cenário, o consumidor vai precisar reajustar os hábitos para que a conta, que já pressiona o orçamento das famílias, não pese ainda mais no bolso. A Gazeta preparou uma lista com 10 dicas de como economizar energia elétrica, com base em informações da Aneel. Veja abaixo.

  • Luz, energia, lâmpada

    01

    ILUMINAÇÃO

    Viver sem luz hoje é praticamente impossível e, por isso, cerca de 20% dos gastos em uma conta de energia são por causa de lâmpadas. Apesar disso, uma boa dica para economizar nesse aspecto é aproveitar toda a luz natural do ambiente, evitando ligar as luzes durante o dia. Evite deixar luzes ligadas em cômodos que não estão sendo utilizados e, se você morar em um apartamento maior ou em uma casa, instale sensores de presença em corredores para que as lâmpadas se acendam apenas quando alguém passar. Dica extra: utilize somente lâmpadas de voltagem compatível com a voltagem da rede da concessionária de energia elétrica.

  • homem abrindo geladeira

    02

    GELADEIRA

    A geladeira corresponde a cerca de 30% da energia gasta em uma residência tradicional. Tendo em vista esse dado, coloque o aparelho em um local ventilado da sua casa para economizar energia. Dessa forma, não deixe esse aparelho em locais muito fechados. Em relação ao eletrodoméstico, as dicas são: não forrar as prateleiras da geladeira e não colocar roupas para secar atrás do equipamento. Essas ações fazem o aparelho consumir mais energia elétrica. Também não é indicado deixar a geladeira aberta por muito tempo, e é importante manter a borracha de vedação da porta sempre em boas condições. Não vale a pena desligar a geladeira como forma de economizar energia, pois esse eletrodoméstico leva aproximadamente 10 horas para perder a refrigeração interna depois de desligada. Na hora em que for ligada novamente vai funcionar até resfriar por completo e, por isso, a energia que foi poupada durante o tempo em que ficou desligada não será compensada. Desligar a geladeira só é interessante quando o período sem uso for mais longo.

  • Chuveiro elétrico: um dos maiores vilões da conta de energia

    03

    HORA DO BANHO

    O banho quente é um dos principais vilões de quem precisa economizar energia elétrica. Isso porque o aquecimento de água corresponde a cerca de 20% da energia consumida. Mas lembre-se que essa porcentagem varia dependendo da temperatura local. O indicado é não demorar no chuveiro e desligar a torneira enquanto se ensaboa. Assim você economiza energia e água. Nos dias quentes, deixar a chave do chuveiro na posição verão.

  • Televisão - controle remoto

    04

    TELEVISÃO

    Este é um tipo de hábito que prejudica muito quando a intenção é economizar energia elétrica. Logo, corte o hábito de dormir com a TV ligada e utilize a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente após um tempo.

  • homem passando roupas; ferro de passar

    05

    FERRO ELÉTRICO

    Cerca de 7% dos gastos de energia elétrica correspondem ao uso de ferro elétrico. Para economizar, acumule uma boa quantidade de roupas para passar tudo de uma vez e utilize a graduação correta para cada tipo de roupa. Uma hora de ferro ligado diariamente é o suficiente para acrescentar cerca de 30 kWh na conta de luz no final do mês. Por fim, tenha a atenção de desligar o aparelho quando não estiver usando.

  • lar roupas; máquina de lavar; dica da lucy

    06

    MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS

    Evite utilizar a máquina de lavar para uma pequena quantidade de roupas, dando preferência para ligá-la apenas nos níveis máximos de uso. Importante também dosar o sabão para evitar necessidade de reenxague. Fora isso, outra dica que pode ajudar na economia de energia é limpar com frequência o filtro da máquina.

  • Ar-condicionado

    07

    AR-CONDICIONADO

    Outro grande vilão da conta de energia elétrica é o ar-condicionado, um dos itens que mais colabora para altas contas de energia. Verifique periodicamente se os filtros do seu aparelho de ar-condicionado estão bem higienizados. Na hora da compra, escolha um modelo adequado ao tamanho do ambiente em que será utilizado. Prefira os aparelhos com controle automático de temperatura. Na instalação, procure proteger a parte externa da incidência do sol (mas sem bloquear as grades de ventilação). Quando o aparelho estiver funcionando, mantenha as janelas e as portas fechadas. Desligue-o quando o ambiente estiver desocupado. Evite o frio excessivo regulando o termostato.

  • Uso de celular ligado no carregador não é recomendado

    08

    CARREGADOR DE CELULAR

    Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica. Evitar deixar o celular carregando enquanto você dorme também pode ser uma boa forma de economizar energia.

  • Modo espera ou stand by

    09

    MODO ESPERA/STAND BY

    Mesmo aparentemente desligados, alguns aparelhos domésticos continuam consumindo energia, já que eles ficam no modo stand by. Então, itens como carregadores de celular e notebook, micro-ondas e aparelhos de DVD ligados na tomada podem representar até 12% do gasto de energia.

  • Consumo geral de energia

    10

    CONSUMO GERAL

    Acompanhe a evolução mensal do consumo de energia elétrica em sua residência ou negócio. Ao comprar um eletrodoméstico, considere, além do preço, se ele consome pouca energia; os eletrodomésticos mais econômicos vêm identificados com selo, no qual a letra A representa o menor consumo de energia e a letra E o consumo maior.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais