> >
Visitas são retomadas nos presídios do ES dois meses após quarentena

Visitas são retomadas nos presídios do ES dois meses após quarentena

Estão liberadas visitas em todos os municípios do Estado, mas a quantidade de visitantes depende do risco de classificação da cidade no Mapa de Risco, atualizado semanalmente

Publicado em 17 de maio de 2021 às 17:15

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Penitenciária no Complexo de Xuri
Penitenciária no Complexo de Xuri. (Carlos Alberto Silva)

Dois meses após o anúncio de uma quarentena mais rígida, o Espírito Santo vai retomar as visitas sociais nas unidades prisionais nesta semana. Estão liberadas visitas em todos os municípios do Estado, mas a quantidade de visitantes depende do risco de classificação da cidade no Mapa de Risco, atualizado semanalmente. O protocolo sanitário exige o uso de máscara e a higienização das mãos. A suspensão das visitas foi anunciada em 16 de março, quando o governador Renato Casagrande anunciou um conjunto de medidas mais rígidas. No final de abril, as visitas em unidades prisionais chegaram a ser autorizadas no parlatório, sem contato físico.

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), os agendamentos devem ser realizados pelo Serviço Social de cada unidade. Nas unidades de regimes fechados e semiaberto está autorizada a visitação de pátio, com duração de uma hora. Nos Centros de Detenção Provisória as visitas ocorrem no parlatório, sem contato físico entre os visitantes e internos, com duração de 10 minutos. 

Visitas são retomadas nos presídios do ES dois meses após quarentena

Em unidades dos municípios classificados com risco baixo e moderado para a Covid-19 será permitida a visita de dois familiares cadastrados por preso, sendo um adulto e uma criança ou dois adultos. Já nas unidades com sede em cidades com risco alto - não há classificação no risco extremo, será autorizada a entrada de apenas um familiar por detento. A mesma regra vale para Centros de Detenção Provisória.

Pronunciamento de Casagrande
Novo Mapa de Risco foi apresentado pelo governador do Estado. (Divulgação | Governo do Espírito Santo)

Caso o familiar seja pertencente ao grupo de risco, e o interno não tenha outra pessoa cadastrada, poderá ser ofertada a ligação assistida ao familiar.

Familiares de detentos que ainda não estão credenciados, podem procurar o Centro de Cadastramento de Visitantes (Cecavi) para se habilitar. O atendimento no Cecavi é realizado por agendamento, por meio dos contatos telefônicos: (27) 3198-0372 ou (27) 99257-4718. É necessário realizar o agendamento prévio do atendimento, para evitar aglomerações no local do cadastramento.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais