> >
Vídeo mostra momento exato em que rocha desaba e atinge lanchas em Capitólio, Minas Gerais

Vídeo mostra momento exato em que rocha desaba e atinge lanchas em Capitólio, Minas Gerais

Imagens impressionantes mostram que ao menos três lanchas foram atingidas por estrutura rochosa que despencou no Sul de Minas Gerais

Publicado em 8 de janeiro de 2022 às 13:45- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Rocha desaba em Capitólio, Minas Gerais, e atinge lanchas na água
Rocha desaba em Capitólio, Minas Gerais, e atinge lanchas na água. (Reprodução/redes sociais)

A queda de parte de um cânion por sobre lanchas que passeavam pelo lago de Furnas, em Capitólio (MG), deixou ao menos oito  pessoas mortas e duas desaparecidas, informou o Corpo de Bombeiros do Estado. Mais cedo, no sábado (8), a corporação havia informado que 20 pessoas estavam desaparecidas, mas o número foi corrigido na  noite de sábado após o cruzamento de informações com os hospitais para onde as vítimas tinha sido levadas. 

O primeiro chamado sobre o acidente ocorreu pouco após às 12h30.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento em que uma grande rocha se desprende e atinge em cheio lanchas que estavam lotadas de turistas.

A sala de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que equipes de mergulhadores foram encaminhadas para a localidade, conhecido ponto turístico mineiro, devido a suas belezas naturais.

À Jovem Pan, o tenente Pedro Aihara, dos bombeiros, afirmou que o canion tem um tipo de rocha mais suscetível a erosão. "Como a gente tem durante esse mês, um período muito intenso de chuvas, aparentemente, a gente teve uma aceleração bastante considerável desse processo erosivo, que acabou gerando o desprendimento dessa rocha", disse.

Em nota, a Marinha informou que tomou conhecimento do acidente e deslocou equipes para lá. "A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local. Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido", diz o comunicado.

Segundo informações preliminares, ao menos 37 homens atuam nos resgates.

Capitólio é um grande ponto turístico devido aos canions, que costumam ser vistos em passeios de barco pelo lago de furnas, que tem mais de cem quilômetros de extensão.

A maioria dos turistas que visitam Capitólio é da capital paulista, de cidades do interior de São Paulo e da capital mineira, segundo as agências de turismo locais. ​

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais