Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Homenagem

"Ventória": a cidade onde os bons ventos não param de soprar

Vitória completa 471 anos nesta quinta-feira (8) e é marcada pela presença dos ventos, que sopram de forma única, refrescando e inspirando

Publicado em 08 de Setembro de 2022 às 08:11

Redação de A Gazeta

Publicado em 

08 set 2022 às 08:11
Um dos elementos naturais mais marcantes de Vitória sem dúvidas é o vento. Talvez por isso a Capital do Espírito Santo ganhou o carinhoso apelido de "Ventória". Nesses 471 anos, bons ventos sopraram e ajudaram a formar e transformar Vitória numa cidade única e inesquecível.

Os bons ventos de Vitória

Eu tenho o verdadeiro sotaque capixaba, que sopra do mar até o alto dos morros. Dou bom dia quando a janela abre, corro no calçadão e nas ciclovias, inspiro a calma em quem enche os pulmões observando o horizonte.

Trago pessoas de todos os lugares do país e do mundo para conhecer meu chão. Muitas gostam tanto que ficam por aqui, fazem morada. Chegaram a apelidar por minha causa a cidade de “Ventória”.

Dou asas aos aventureiros, empurro as velas e trago conquistas. Quando venho do sul, levanto as ondas e faço as alegrias dos surfistas. 

Diminuo as temperaturas e causo alvoroço — pois capixaba adora uma previsão do tempo! Botas, casacos e cachecóis começam a circular pelas ruas. O café do nosso Estado aquece quem está em casa.

Durante todo o ano, sopro o fogo das panelas de barro, sopro a moqueca borbulhante. Meu frescor torna esse lugar único. Em Vitória, meus bons ventos não param.

*Texto: Amanda Monteiro

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Carro roubado há 12 anos na BA é recuperado em rodovia no Sul do ES
Carro roubado há 12 anos na Bahia é recuperado em rodovia no Sul do ES
Trump quer Infantino, presidente da Fifa, como secretário-geral da ONU, diz jornal
Trump quer Infantino, presidente da Fifa, como secretário-geral da ONU, diz jornal
Morre Luiz Carlos Barreto, um dos maiores produtores de cinema do Brasil
Morre Luiz Carlos Barreto, um dos maiores produtores de cinema do Brasil, aos 98

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados