> >
Veja quando será exigido o passaporte da vacina contra Covid no ES

Veja quando será exigido o passaporte da vacina contra Covid no ES

Segundo o governo do Estado, todos os eventos, sejam eles culturais, sociais ou econômicos, deverão exigir o comprovante de vacinação independente da quantidade de participantes

Publicado em 9 de outubro de 2021 às 13:50

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Comprovante de vacinação
Comprovante de vacinação da Covid-19. (Carlos Alberto Silva)
Vinícius Brandão
Estagiário / [email protected]

Com as mudanças anunciadas no mapa de risco a partir de 8 de novembro, regiões do Espírito Santo que alcançarem a recém-criada classificação de "risco muito baixo” poderão passar a retomar de forma praticamente “normal” a vida. 

No entanto, alguns protocolos básicos ainda terão que ser seguidos em determinados locais e será exigido o passaporte da vacina, que é o comprovante de que o cidadão tomou as doses do imunizante contra a Covid-19.

Segundo o governo do Estado, todos os eventos, sejam eles culturais, sociais ou econômicos, deverão exigir o passaporte da vacina independente da quantidade de participantes.

É importante lembrar que essas medidas valerão para regiões classificadas como de risco muito baixo. Com essa classificação, os estabelecimentos poderão funcionar, sem limitação de pessoas, seguindo o que diz o alvará do Corpo de Bombeiros.

TUDO SOBRE A NOVA MATRIZ DE RISCO

As novas regras passam a valer a partir de quando?

A partir do dia 8 de novembro, uma nova matriz de risco passará a valer em todo o Espírito Santo para avaliar o potencial de transmissão da Covid-19.

Com a mudança, além das classificações já existentes (risco baixo, moderado, alto e extremo) haverá também uma quinta classificação, a de risco muito baixo.

Quais as regras para uma região alcançar o risco muito baixo?

De acordo com o governo estadual, para conseguir essa classificação, todas as cidades de uma determinada microrregião administrativa do Estado precisa atender aos seguintes requisitos:

  • 80% de vacinação com duas doses ou dose única de adultos com mais de 18 anos;
  • 90% de vacinação com pelo menos uma dose de adolescentes entre 12 e 17 anos;
  • 90% de vacinação de idosos com a dose de reforço;
  • Todos os municípios da região têm que disponibilizar um local de testagem livre.

Mapa das microrregiões para o novo mapa de risco da Covid-19
Mapa das microrregiões para o novo mapa de risco da Covid-19. (Governo do ES)

Como será o funcionamento de cada setor no risco muito baixo?

  • 01

    Comércio, serviços e shoppings

    No risco muito baixo, não haverá restrições desses estabelecimentos manterem um numero máximo de clientes dependendo da área disponível, mas ainda será preciso o uso de máscara tanto por clientes quanto por trabalhadores.

  • 02

    Cinema, teatro, circos e similares

    Atividades já são permitidas no risco baixo, porém com no máximo uma pessoa a cada 10m² de área do local. No risco muito baixo não haverá mais essa limitação. Será exigido o  uso de máscara será mantido.

  • 03

    Bares e restaurantes

    Atualmente, também é exigida a restrição do número de pessoas segundo o tamanho do estabelecimento, além de distância mínima entre as mesas. Essas medidas também serão extintas nos locais em risco muito baixo.

  • 04

    Boates

    As boates estão proibidas de funcionar desde março de 2020, no início da pandemia. Com a extinção das medidas restritivas em vigor, elas poderão passar a funcionar nas regiões de risco muito baixo.

  • 05

    Escolas

    A partir do dia 11 deste mês, nas cidades de risco baixo, o rodízio nas escolas estaduais será suspenso, o que implica na volta ao ensino presencial para todos os estudantes. Com isso, o distanciamento entre as mesas, que era de 1,5 metros, volta para 1,2 metros, como era recomendado antes da pandemia. Para escolas municipais e privadas, o retorno é opcional. No risco muito baixo também não haverá restrições, a não ser a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara.

  • 06

    Academias

    Nas classificações de risco atuais (alto, moderado e baixo), há diferentes restrições para o funcionamento das academias, dependendo do tamanho do local e das atividades praticadas. No risco muito baixo, essas limitações são suspensas.

  • 07

    Eventos e shows

    Na classificação de risco muito baixo, não haverá nenhuma restrição, ou seja, a lotação será aquela determinada no alvará do Corpo de Bombeiros de cada estabelecimento. Será exigido que todas as pessoas comprovem vacinação com duas doses ou com a dose única.

O que é o passaporte da vacina?

É o comprovante de vacinação de que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única do imunizante contra a Covid-19. Ele pode ser pedido acessando o site ou aplicativo ConecteSUS.

O que é o ConecteSUS?

ConecteSUS é um aplicativo, do Ministério da Saúde, que registra toda a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Mostra, por exemplo, dados sobre atendimentos e internações do paciente.

Ele também dá acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação, permitindo que o cidadão consulte todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, entre elas, a da Covid-19.

Pode ser acessado pelo site ou aplicativo, disponível em celulares com sistema iOS ou Android.

Como tirar o passaporte da vacina?

Acesse o serviço com o CPF cadastrado e a senha, e vá em "vacinas". Na sequência, clique no espaço onde mostra as doses da vacina contra a Covid. Serão exibidos os detalhes de cada uma delas e na parte inferior da tela você poderá clicar em "certificado de vacinação".

Feito isso, o documento será exibido e você pode validá-lo digitalmente pelo código ou QR Code oferecido. Para ter a versão em PDF, basta clicar na seta que aparece no canto superior direito da página.

O passaporte da vacina será exigido em quais situações?

Várias atividades precisaram cobrar o comprovante de vacinação. Lembrando que em templos religiosos não vai ser preciso o passaporte da vacina. Veja abaixo:

  • Os cerimoniais de festas mais lembrados pelos consumidores estão no Recall de Marcas 2021

    01

    Eventos em geral

    O passaporte da vacina será exigido para entrar em festas de casamento ou formatura, congressos e outros eventos acadêmicos e econômicos, além dos shows e apresentações culturais.

  • Antiga boate Loft, na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória

    02

    Festas e apresentações

    Comprovante será cobrado para entrar em boates, cinemas e teatros.

  • Presídios no Espírito Santo são administrados pela Sejus

    03

    Presídios

    Passaporte será necessário para visitar detentos no sistema prisional.

  • Distribuição e vacinação na Grande Vitória

    04

    Asilos

    O passaporte da vacina será necessário para visitar asilos.

  • O retorno dos alunos será de forma gradual e a ocupação das salas de aula não pode exceder 50% da capacidade

    05

    Escolas

    De acordo com a Secretaria de Educação (Sedu), em 2022, as unidades de ensino da rede pública e particular poderão solicitar a carteira de imunização dos alunos no ato da matrícula.

  • Nova redação integrada da Rede Gazeta

    06

    Empresas

    Algumas empresas do Estado já estão exigindo o passaporte da vacina, como é o caso da Rede Gazeta. Os funcionários terão que comprovar a vacinação contra Covid-19 até o próximo dia 28 de outubro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais