> >
Superlua de Morango: entenda o fenômeno

Superlua de Morango: entenda o fenômeno

Satélite natural da Terra nasce por volta das 17h40 desta terça-feira (14) e o melhor horário para a observação é durante a primeira hora após o nascimento

Publicado em 14 de junho de 2022 às 17:42

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Fenômeno da Superlua ou Lua Rosa acontece nesta terça-feira (27), mas lua
Superlua de Morango ocorre nesta terça-feira (14). (Vitor Jubini)

O anoitecer desta terça-feira (14) deve ganhar a particularidade de uma lua cheia aparentemente maior e mais brilhante no Espírito Santo e no restante do Brasil: a Superlua de Morango. A referência à fruta não tem relação com a cor vermelha, mas com a época em que o fruto amadurece no Hemisfério Norte.

O planeta Terra e seu satélite natural, a Lua, além de se movimentarem em torno de si mesmos (rotação), também percorrem uma órbita — o caminho ao redor do Sol (translação). Nesses movimentos, quando as órbitas da Terra e da Lua mais se aproximam, o chamado perigeu, a Lua fica mais próxima e mais visível no céu.

Um dos efeitos da superlua é a influência direta nas marés, que ficam mais fortes quando a Lua está mais próxima da Terra.

A Superlua de Morango deve nascer por volta das 17h40, e o melhor horário para a observação é durante a primeira hora após o nascimento.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais