> >
Sob o olhar da coruja, trabalhadores recuperam área de restinga em Camburi

Sob o olhar da coruja, trabalhadores recuperam área de restinga em Camburi

A maior extensão da faixa litorânea da Capital amanheceu com funcionários da Prefeitura trabalhando na área e fazendo o plantio de espécies deste tipo de bioma

Publicado em 13 de janeiro de 2021 às 11:02- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Funcionários da prefeitura plantam restinga sob olhar de coruja, na orla de Camburi
Funcionários da prefeitura recuperam restinga sob olhar de coruja, na orla de Camburi. (Montagem A Gazeta/ Fotos: Ricardo Medeiros)

Quem passou pela orla de Camburi, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (13) deve ter notado a presença de colaboradores da Prefeitura da Capital em serviço na faixa de areia. Mas diferentemente da limpeza e manutenção da área, desta vez os trabalhadores se dedicavam em outro tipo de função, muito importante para o meio ambiente e também para a qualidade de vida da cidade.

Além do embelezamento, dando um tom mais esverdeado em meio ao azul do mar e o amarelo da praia, a vegetação de restinga tem papel importante para a limpeza da cidade, pois evita que o vento carregue areia para a avenida Dante Michelini e, consequentemente, para dentro dos bairros compreendidos, como Jardim da Penha, por exemplo. 

Os funcionaram trabalhavam na recuperação e plantio de espécies comuns em áreas de restinga, como é toda a extensão dos quase cinco quilômetros da faixa litor ênea de Vitória. Durante o serviço, os servidores municipais foram fiscalizados pelo olhar atento da coruja buraqueira, ave que habita esse bioma e se reproduz em buracos escavados na areia em meio à vegetação.

CONFIRA A GALERIA

A restinga é abrigo para diversas espécies de animais, como a coruja buraqueira.Camburi, Vitória(Ricardo Medeiros)

Este vídeo pode te interessar

Vale destacar que além dessa área, próxima ao segundo píer, um pouco mais à frente do Hotel Aruan, a orla de Camburi tem outro espaço em recuperação. Este fica já bem próximo do complexo industrial da Vale, que recupera a região. Esta ação faz parte do plano de ações contido no Termo de Compromisso Ambiental assinado pela mineradora com o Governo do ES, Prefeitura, Ministério Público e Federal. A intervenção deve ser concluída em abril de 2022.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais