Secretário de Saúde atualiza informações sobre a Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista na tarde desta sexta-feira (24) a respeito da situação do novo coronavírus no Estado; veja os principais pontos abordados

Publicado em 24/07/2020 às 14h10
Atualizado em 24/07/2020 às 17h13

14:56

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 35 minutos, a entrevista desta sexta-feira (24) chegou ao fim. De acordo com o secretário, a próxima transmissão para atualizar a situação da pandemia no Estado deve acontecer na segunda-feira (27).


14:54

Casos ativos podem ser incluídos no Painel Covid-19 nas próximas semanas

"Novos aperfeiçoamentos poderão ser feitos no Painel Covid-19 nas próximas semanas. Entre eles, estamos avaliando a possibilidade de apontar o comportamento de casos ativos no Espírito Santo e nos municípios capixabas", adiantou Nésio Fernandes.


14:53

Atualmente, pacientes do interior representam maioria no ES

"Existe um predomínio maior de pacientes do interior do que na Grande Vitória. Inclusive temos tido Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) nos quatro grandes municípios da Região Metropolitana com uma queda já sustentada no número de pacientes graves e com uma demanda diária que tem girado em torno de sete ou dez pacientes, de todos os PAs, para os hospitais de referência para a Covid-19", revelou Nésio Fernandes.


14:50

Taxa de transmissão do ES está abaixo de 1

"A nossa taxa de transmissão no Espírito Santo, medida de maneira rotineira por especialistas do Governo Estadual, do Instituto Jones e da Ufes, estaria ligeiramente abaixo de 1. Porém, ela oscila de uma análise para outra. Essa é a taxa média do Estado. Na Grande Vitória, ela é um pouco inferior; e no interior ainda está acima de 1", detalhou o subsecretário Luiz Carlos Reblin.


14:47

Quando haverá queda no número de mortes por dia no ES?

"Nós já tivemos uma redução na média móvel de mortos do Espírito Santo, que agora apresenta um quadro de estabilidade. Quando a Grande Vitória diminui o número de óbitos, o interior aumentou e trouxe uma estabilidade. Nessa sequência, se tivermos uma redução de casos no interior, iremos iniciar, em uma ou duas semanas, uma queda mais sustentada das mortes diárias de pacientes com Covid-19", explicou Reblin.


14:45

Secretário critica lentidão na ajuda por parte do Governo Federal

"O Governo Federal tardou em habilitar leitos para o Espírito Santo. No entanto, conseguimos a ampliação de 400 leitos com o respectivo envio de recursos financeiros. O que existe hoje de crítica, ao Ministério da Saúde, é a não execução ou a execução abaixo dos 40% do total de recursos disponíveis para o enfrentamento à Covid-19. Isso é um alerta muito grande, porque, além da crise causada pelo novo coronavírus, temos uma crise de receita nos Estados e municípios. A não execução da liberação mais célere prejudica ações mais ousadas e robustas de combate à pandemia e colabora para o desequilíbrio econômico e fiscal dos municípios", defendeu Nésio Fernandes.


14:40

"Epicentro estaria nas maiores cidades do interior do ES", afirma subsecretário

"A situação da Grande Vitória apresenta uma estabilidade de casos e óbitos, com tendência de queda. No interior do Estado, o 'epicentro' está nas maiores cidades, como Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus", detalhou Luiz Carlos Reblin.


14:38

Covid-19: secretário reforça a ineficácia do uso de cloroquina

"Apesar da cloroquina já ter saído da pauta da maioria dos países evoluídos, esse assunto persiste no Brasil. O meu posicionamento já é claro e conhecido: eu opino o que opina as evidências científicas, de que não há recomendação do uso de cloroquina em qualquer fase da doença. Não há estudos que apontam qualquer benefício. Mas há uma posição oficial do Ministério da Saúde que mantém a recomendação do uso. Então, respeitamos os municípios que queiram seguir essa orientação, garantindo a segurança dos pacientes. Porém, isso não exime os profissionais de responsabilidades civis e criminais, caso ocorra um desfecho não desejado na evolução clínica. Por isso, o pedido é de cuidado e cautela a todos", declarou Nésio Fernandes.


14:34

Confira as datas do novo inquérito sorológico

Assim como os anteriores, o novo inquérito sorológico também durará três dias. Ou seja, acontecerá na segunda-feira (27), terça-feira (28) e quarta-feira (29).


14:32

Secretário alerta sobre o risco da obesidade em casos de Covid-19

"A notificação permite que múltiplas comorbidades sejam notificadas. Todas devem ser informadas no sistema e-Sus. Há até um campo em aberto para indicar outras comorbidades, não padronizadas. Evidências científicas indicam que a obesidade e o índice de massa corporal estão ligados a desfechos negativos para a Covid-19", informou Nésio Fernandes.


14:30

Volta às aulas em agosto é "muito improvável"

Nesta sexta-feira (24), o secretário reforçou o pedido para que as escolas melhorem os métodos de ensino à distância, indicando que as aulas presenciais não devem voltar em agosto. Em complemento, o subsecretário Reblin comentou que "voltar às aulas pode colocar em risco quem permaneceu e permanece em quarentena. Para agosto é muito improvável o retorno; e a partir dos resultados do novo inquérito, vamos planejar e estudar com os órgãos competentes quando fazer a retomada e de que forma".


14:27

Municípios podem fazer os próprios inquéritos sorológicos

"Várias cidades do Espírito Santo estão adquirindo testes e trabalhando com a perspectiva de fazer testagem específica. Os próprios inquéritos sorológicos, para conhecerem a realidade local. A Secretaria Estadual de Saúde tem como auxiliar com conhecimento técnico", revelou Luiz Carlos Reblin.


14:24

Inquérito sorológico: nova etapa começa na segunda-feira (27)

Na próxima segunda-feira (27), começará mais um inquérito sorológico. "Serão 13 municípios, entre eles: Afonso Cláudio, Serra, Vila Velha, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Santa Maria de Jetibá e Marataízes. Todos receberão a realização da primeira etapa do segundo inquérito sorológico do Espírito Santo. A partir da próxima semana, e desses resultados, será possível calcular a nova taxa de transmissão do Estado", adiantou o secretário.


14:21

"Não temos condições de abrir bares e liberar eventos", garante subsecretário

Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin também participa da entrevista e ressaltou que a doença continua crescendo no interior do Espírito Santo. "Há a necessidade de queda sustentável por algumas semanas para termos segurança para liberar mais atividades. Não temos condições de abrir bares, liberar eventos ou permitir shows em ambientes coletivos. Se a gente reverter o nosso comportamento anterior à pandemia, teremos um movimento de retomada da doença e todos os indicadores voltam a crescer, inviabilizando a retomada das atividades", afirmou.


14:19

Secretário explica mudança nos hospitais para Covid-19

"Nas últimas duas semanas, tivemos uma ocupação dos leitos hospitalares, em especial das UTIs, em uma faixa abaixo dos 80%. No entanto, não chegou na faixa dos 60%, o que não nos permite a segurança plena para reverter o perfil dos hospitais para outras especialidades. Quando baixar de 70%, iniciaremos, pelo Hospital Dório Silva, a mudança parcial dos leitos de Covid-19 para atender pacientes de outros problemas de saúde. Na medida em que formos migrar, a ocupação irá subir para a faixa de 70%, que será a referência de segurança para o trabalho. Se uma nova onda pressionar os hospitais, com uma ocupação de 80%, vamos reverter novamente os leitos, para casos de coronavírus", explicou o secretário.


14:14

Novas informações no Painel Covid-19

O secretário informou que o Painel Covid-19 passará por uma atualização nesta sexta-feira (24). "Passaremos a apresentar a evolução da doença, por semana epidemiológica; e, nos casos diários de confirmados e óbitos, a média móvel de sete dias, para que toda a população possa acompanhar e ter uma dimensão real de como o novo coronavírus tem se desenvolvido em cada município do Espírito Santo", adiantou.


14:12

Secretário lamenta morte de prefeito de Água Doce do Norte

Na abertura da entrevista, Nésio Fernandes lamentou a morte do prefeito de Água Doce do Norte. "Paulo Márcio nos deixou, vítima da Covid-19. Quero deixar aqui todo o meu respeito e sentimento para a família e para a cidade. Infelizmente, a doença tem deixado um rastro no nosso Estado. Quase todos nós conhecemos alguém que teve a doença ou que perdeu alguém da família", disse.


14:10

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Nésio Fernandes deu início à entrevista desta sexta-feira (24), na qual atualizará as informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 nesio fernandes Pandemia Isolamento social

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.