Secretário da Saúde faz pronunciamento sobre enfrentamento à Covid-19 no ES

Em pronunciamento virtual na manhã desta segunda-feira (10), Nésio Fernandes atualiza informações sobre o avanço da pandemia do coronavírus no Estado

Vitória
Publicado em 10/01/2022 às 10h05

10:31

Fim do pronunciamento

Nésio Fernandes encerra o pronunciamento virtual


10:30

2 milhões de testes disponíveis

"Entendemos que é possível reduzir um pico desta curva de casos que poderá repercutir em um aumento da pressão assistencial. as medidas já conhecidas e divulgadas são eficazes para diminuir um risco de infecção. E diferente das outras ondas, temos uma disponibilidade de testagem totalmente diferenciada, capaz de romper de maneira qualificada a cadeia de transmissão do vírus. São mais de 2 milhões de testes de antígeno disponíveis no Espírito Santo"


10:28

300 novos leitos de UTI no ES

"Nós preparamos uma expansão da rede hospitalar em aproximadamente 300 leitos para poder suportar uma possível pressão assistencial no cenário da Covid, principalmente em pessoas não vacinadas"


10:27

Alerta para aumento de atendimento assistencial

"Devemos ter uma redução do impacto da internação hospitalar por conta da vacinação no Estado. Recomendamos cautela extrema à toda a população, ao risco de exposição às grandes aglomerações. Estamos cumprindo uma orientação para garantir um suprimento da aquisição de materiais e medicamentos para prevenir que o Estado não seja impactado por possível carência de materiais nas próximas semanas. Emitimos um alerta para que se prepare para um novo aumento da pressão assistencial para pacientes leves e para uma oscilação de pacientes graves"


10:25

Nésio pede aumento da testagem

"Qualquer paciente que vá ao sistema de saúde o primeiro contato dele com o serviço deve ser a testagem para descartar a infecção, naquele momento, pelo coronavírus. Entendemos que a ampliação da testagem vai poder contribuir tanto no enfrentamento a possíveis surtos em unidades assistenciais quanto no reconhecimento dos casos e melhor organização do fluxo de acesso dos pacientes. Queremos alcançar a meta de 600 pontos de testagem no Espírito Santo nos próximos 15 dias. Estamos ampliando o horário de testagem nos pontos de alto fluxo, também a quantidade de coletores da amostra biológica nos pontos que já existem e queremos avançar de forma mais ousada na parceria com a rede privada"


10:21

1,3 milhão de capixabas com apenas uma dose ou sem serem vacinados

"Temos aproximadamente 1,3 milhão de capixabas somente com uma dose ou sem nenhuma dose de vacina, incluindo os adolescentes e crianças que não tiveram a oportunidade de se vacinar. A cobertura vacinal dessas faixas etárias e dos adultos que não se vacinaram implica em uma fragilidade"


10:20

Meta de vacinação de idosos do ES alcançada

"A cobertura vacinal alcançou a meta de 100% do número estimado de idosos com duas doses. Alcançamos 81% de cobertura destes idosos com três doses. A idade represente o principal fator de risco e, neste momento, essa cobertura vacinal - a melhor do Brasil na população idosa - dará uma característica de proteção em número de óbitos na população idosa. A cobertura vacinal dos adultos com as duas doses alcançou 86% e, nos adolescentes, 84% com a D1"


10:16

Novo comportamento da pandemia

Nésio afirma que a cobertura vacinal protege a população e dá uma resposta imunológica mais eficiente. "Desta maneira, nós entendemos que essa nova expansão na curva de casos deverá ter um comportamento maior na pressão ambulatorial, por serviços de uma avaliação médica, na testagem, que deverá exigir aos gestores medidas de preparação para um comportamento novo da pandemia"


10:15

Aumento de internações no ES

"Nós saímos no dia 9 de dezembro de 126 pacientes em UTIs para, no dia 9 de janeiro, termos 279 pacientes internados, um aumento de 153 pacientes dias internados nas UTIs para pacientes respiratórios. Reconhecemos que se trata de um comportamento novo em relação às ondas anteriores"


10:14

Aumento de casos positivos no Estado

"Neste final de semana, concluímos que está estabelecido um aumento muito acelerado de casos no ES. Na Grande Vitória saímos de 354 casos para 2467, um aumento de 4 vezes em uma única semana. No total do Estado, saímos de 1937 para 6685, ainda temos resultados dos testes de RT-PCR pendentes de serem lançados, principalmente de sexta e sábado. Existe um comportamento de aceleração da curva de casos no Espírito Santo. Podemos relacionar com o aumento da oferta de testagem, no entando, a positividade aumentou no Estado. Tivemos um aumento de 7,43% no mês de dezembro para 13,79% na primeira semana de janeiro. A positividade dos testes de antígeno saiu em dezembro de 8,48% para 16,87% na primeira semana de janeiro. Em alguns pontos de alto fluxo, a positividade alcançou o percentual de 20% a 25% ao longo da última semana"


10:09

97% de presença da Ômicron no ES

"No mundo, nós tivemos um comportamento da variante Ômicron que se tornou predominante em países com bons índices vacinais e onde a variante Delta predominava. Foi muito rápido e teve uma característica diferente do que foi o avanço da variante Delta sobre a variante Gama, em um período ainda sem boa cobertura vacinal. Neste momento, há sim um aumento das internações hospitalares e uma pressão maior nas unidades pediátricas e em adultos não vacinados. No Brasil, a Ômicron deve alcançar mais de 90% de presença na transmissão comunitária. Aqui no ES, a partir das análises do Lacen, nós saímos de 3% de presença da variante Ômicron no início de dezembro para 97% na última sexta-feira"


10:06

Início do pronunciamento

Nésio começa o pronunciamento


10:04

Em instantes

O pronunciamento de Nésio Fernandes terá início em instantes

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.