ASSINE

Secretário da Saúde atualiza informações do combate à Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista on-line na tarde desta segunda-feira (8) para falar sobre o atual cenário da pandemia no Estado

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 08/02/2021 às 14h33
Atualizado em 08/02/2021 às 15h53

15:41

Fim da transmissão

Depois de mais de 1 hora de transmissão on-line, o secretário Nésio Fernandes encerra a entrevista na qual falou sobre a atual situação da pandemia no Espírito Santo.


15:40

Reblin fala sobre casos de reinfecção

"Nós ainda não temos nenhum material que se adéqua ao critério do Ministério da Saúde para casos de reinfecção", garante Luiz Carlos Reblin.


15:39

A comprovação da vacina no setor da saúde

"Temos poucos relatos de recusa de trabalhadores de saúde na vacinação. Essas expressões têm sido minoritárias. Vamos exigir a comprovação da vacinação, provavelmente, a partir de março. Quem não vacinou não poderá acessar os serviços públicos de saúde, por segurança do trabalhador, dos pacientes e dos colegas de trabalho", informa Nésio Fernandes.


15:37

Secretário confirma translado de pacientes do AM

Secretário informa que três pacientes de Manaus (AM) retornarão ao Estado de origem na noite desta segunda-feira (8). "Foi uma honra muito grande ser útil na vida de vocês, nesse momento de grave crise. Estaremos sempre de portas abertas", diz Nésio Fernandes.


15:35

Secretário fala sobre taxa de mortalidade no ES

"O Espírito Santo em nenhum momento colapsou. O ES apresenta, em relação aos hospitais públicos do Brasil, de acordo monitoramento pela Epimed, o melhor desempenho em UTIs públicas e vários indicadores melhores que as UTIs privadas. Somos um Estado pequeno, em que a doença já se espalhou por 100% dos municípios. Isso vai fazer com que o Estado tenha uma mortalidade superior a de grandes Estados com grandes populações, com disseminação mais desigual", esclarece Nésio Fernandes.


15:32

Ampliação de UTI: ES prevê mais 100 leitos neste mês

"Se voltarmos a ter um aumento de casos graves no Estado, é óbvio que iremos reduzir essa oferta a outros Estados.  Nesse mês, está previsto ampliar mais de 100 leitos de UTI Covid-19. Nos meses de março e abril, com a sazonalidade da doença, é prudente reforçarmos o sistema. No dia de hoje, é possível ofertar de 45 a 50 leitos para brasileiros de outros Estados", explica o secretário.


15:29

Fura fila na vacinação: Sesa vai abrir auditorias

"A Sesa está enxergando muito rigor em relação ao critério de vacinação e seguimos acolhendo todas as denúncias. Iremos, ainda neste mês, iniciar alguns processos de auditoria na aplicação dessas doses por parte dos municípios", informa Nésio Fernandes.


15:26

"Sem resistências importantes à vacina", afirma secretário

"Os relatos de resistência à vacina pela população idosa são muito poucos. Há uma adesão massiva por parte dessas pessoas e da família. Não temos relatos de resistências importantes, tanto em relação à Coronavac quanto à AstraZeneca", garante Nésio Fernandes.


15:24

Sesa recomenda app Conecte SUS

"É importante que a vacinação instale o Conecte SUS (cidadão) no celular. Com ele, em tempo real, a sua dose da vacina contra a Covid-19 é informada no app, inclusive com o comprovante de vacinação e a previsão exata do dia em que a pessoa deve receber a segunda dose. Se você já se vacinou e a sua vacina não estiver informada, você deve procurar o local de aplicação e pedir para informar o mais rápido ao Ministério da Saúde", orienta Nésio Fernandes. No aplicativo também há informações sobre exames, procedimentos e testes PCR feitos pelo paciente.


15:20

Vacinação de profissionais de educação e segurança

"No primeiro momento em que houver disponibilidade para priorizar a vacinação de trabalhadores da educação e da segurança pública, iremos começar. Por enquanto, não há doses disponíveis para vacinar esses grupos e os trabalhadores da saúde e idosos, que são os que mais sofrem com a doença", garante Nésio.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.