Secretário da Saúde atualiza informações do combate à Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista on-line na tarde desta segunda-feira (8) para falar sobre o atual cenário da pandemia no Estado

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 08/02/2021 às 14h33
Atualizado em 08/02/2021 às 15h53

15:41

Fim da transmissão

Depois de mais de 1 hora de transmissão on-line, o secretário Nésio Fernandes encerra a entrevista na qual falou sobre a atual situação da pandemia no Espírito Santo.


15:40

Reblin fala sobre casos de reinfecção

"Nós ainda não temos nenhum material que se adéqua ao critério do Ministério da Saúde para casos de reinfecção", garante Luiz Carlos Reblin.


15:39

A comprovação da vacina no setor da saúde

"Temos poucos relatos de recusa de trabalhadores de saúde na vacinação. Essas expressões têm sido minoritárias. Vamos exigir a comprovação da vacinação, provavelmente, a partir de março. Quem não vacinou não poderá acessar os serviços públicos de saúde, por segurança do trabalhador, dos pacientes e dos colegas de trabalho", informa Nésio Fernandes.


15:37

Secretário confirma translado de pacientes do AM

Secretário informa que três pacientes de Manaus (AM) retornarão ao Estado de origem na noite desta segunda-feira (8). "Foi uma honra muito grande ser útil na vida de vocês, nesse momento de grave crise. Estaremos sempre de portas abertas", diz Nésio Fernandes.


15:35

Secretário fala sobre taxa de mortalidade no ES

"O Espírito Santo em nenhum momento colapsou. O ES apresenta, em relação aos hospitais públicos do Brasil, de acordo monitoramento pela Epimed, o melhor desempenho em UTIs públicas e vários indicadores melhores que as UTIs privadas. Somos um Estado pequeno, em que a doença já se espalhou por 100% dos municípios. Isso vai fazer com que o Estado tenha uma mortalidade superior a de grandes Estados com grandes populações, com disseminação mais desigual", esclarece Nésio Fernandes.


15:32

Ampliação de UTI: ES prevê mais 100 leitos neste mês

"Se voltarmos a ter um aumento de casos graves no Estado, é óbvio que iremos reduzir essa oferta a outros Estados.  Nesse mês, está previsto ampliar mais de 100 leitos de UTI Covid-19. Nos meses de março e abril, com a sazonalidade da doença, é prudente reforçarmos o sistema. No dia de hoje, é possível ofertar de 45 a 50 leitos para brasileiros de outros Estados", explica o secretário.


15:29

Fura fila na vacinação: Sesa vai abrir auditorias

"A Sesa está enxergando muito rigor em relação ao critério de vacinação e seguimos acolhendo todas as denúncias. Iremos, ainda neste mês, iniciar alguns processos de auditoria na aplicação dessas doses por parte dos municípios", informa Nésio Fernandes.


15:26

"Sem resistências importantes à vacina", afirma secretário

"Os relatos de resistência à vacina pela população idosa são muito poucos. Há uma adesão massiva por parte dessas pessoas e da família. Não temos relatos de resistências importantes, tanto em relação à Coronavac quanto à AstraZeneca", garante Nésio Fernandes.


15:24

Sesa recomenda app Conecte SUS

"É importante que a vacinação instale o Conecte SUS (cidadão) no celular. Com ele, em tempo real, a sua dose da vacina contra a Covid-19 é informada no app, inclusive com o comprovante de vacinação e a previsão exata do dia em que a pessoa deve receber a segunda dose. Se você já se vacinou e a sua vacina não estiver informada, você deve procurar o local de aplicação e pedir para informar o mais rápido ao Ministério da Saúde", orienta Nésio Fernandes. No aplicativo também há informações sobre exames, procedimentos e testes PCR feitos pelo paciente.


15:20

Vacinação de profissionais de educação e segurança

"No primeiro momento em que houver disponibilidade para priorizar a vacinação de trabalhadores da educação e da segurança pública, iremos começar. Por enquanto, não há doses disponíveis para vacinar esses grupos e os trabalhadores da saúde e idosos, que são os que mais sofrem com a doença", garante Nésio.


15:18

ES espera mais 12 pacientes de Rondônia

O Espírito Santo aguarda a resolução por parte do Governo de Rondônia sobre o envio de outros 12 pacientes com Covid-19. Atualmente, o Estado já recebeu três.


15:17

ES já recebeu 207 mil doses de vacinas

De acordo com o subsecretário Luiz Carlos Reblin, o Espírito Santo já recebeu 207 mil doses de vacinas contra a Covid-19.


15:15

Se houver doses, ES pode vacinar todos os idosos em março

"Nós iniciamos a vacinação com pessoas com mais de 90 anos. Falta a definição, por parte do Ministério da Saúde, da chegada dessas novas doses, que deve ocorrer entre 20 e 25 de fevereiro. Imediatamente, vamos vacinar os grupos de idosos cujas doses sejam suficientes: acima de 80 se for suficiente, se não, provavelmente acima de 85 anos. Em março, havendo a continuidade do oferecimento de doses, o Espírito Santo tem todas as condições de vacinar todos os idosos acima de 60 anos, se houver doses suficientes. Esse grupo populacional é um pouco mais de 500 mil pessoas", afirma Reblin.


15:12

Seringas e agulhas devem chegar em março

"Ontem nós recebemos mais um lote de seringas e agulhas, que compramos ainda no ano passado. O restante, cerca de 2,2 milhões de unidades, deve estar disponível no começo de março. É o insumo necessário para fazer a vacinação. Estamos completamente abastecidos", garante Luiz Carlos Reblin.


15:10

"1ª dose não é suficiente para desenvolver imunidade", alerta secretário

"Os relatos da vacinação idosa têm sido muito cativantes. Percebemos que o grau de disciplina e isolamento desse grupo foi muito alto durante a pandemia. Isso foi uma medida correta das famílias e deles, que os preservou para esse momento bonito da ciência. No entanto, preciso ressaltar que a primeira dose não é suficiente para desenvolver a imunidade necessária na população idosa. É necessário preservar o isolamento durante todo esse mês, até a aplicação da segunda dose. Ainda não temos uma cobertura vacinal ampla no Brasil e no nosso Estado. É necessário aguardar", reforça Nésio Fernandes.


15:07

Municípios poderão antecipar vacinação de idosos

"Os municípios que já vacinaram os grupos prioritários estabelecidos, se tiverem doses suficientes, estarão autorizados a ir vacinando os idosos de maneira descendente de idade. Acredito que alguns municípios poderão antecipar a vacinação. Não só aplicar a segunda dose, mas avançar a vacinação dos idosos", explica Nésio Fernandes.


15:05

Aplicação da 2ª dose deve começar nesta semana

"No final de semana, recebemos o quinto lote de vacinas, o quarto da Coronavac, que será utilizado nos pacientes idosos e profissionais da saúde. Na semana passada, ampliamos a vacinação dos idosos utilizando a reserva que existia no Estado, que estava reservada para a segunda dose. A partir de hoje, os municípios receberão as doses de vacinas para aplicar a segunda dose nos trabalhadores da saúde, nos indígenas e população institucionalizada. Aguardamos, na segunda quinzena deste mês, receber novos lotes da Coronavac e da AstraZeneca", detalha o secretário.


15:01

Sesa solicitou relação de passageiros que viajaram a Manaus (AM)

"Realizamos a solicitação à Anvisa para que as companhias aéreas enviassem a relação de todos os passageiros que viajaram com passagens diretas de Manaus (AM) para o Espírito Santo. Até esse momento, apenas a Azul enviou a relação parcial. Devemos realizar uma reunião nesta semana com as companhias e a Anvisa para estabelecer uma vigilância de aeroportos mais adequada, principalmente de casos de quem viajou a Estados que já tem cepas reconhecidas. Na coletiva de sexta-feira (12) iremos apresentar novas informações", adianta Nésio Fernandes.


14:58

Novas cepas: "aguardamos resultados", afirma Nésio

"Estamos encaminhando desde o ano passado muitas amostras biológicas para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Estamos aguardando o resultado dos estudos, que deve ser realizado por meio de um comunicado oficial do Ministério da Saúde. No momento em que forem concluídos, vamos divulgar essas investigações", diz secretário sobre novas cepas.


14:54

Acolhimento: civilidade e solidariedade

"O Espírito Santo continuará tratando com muita responsabilidade e cuidado todos os pacientes acolhidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é expressão de um governo civilizado e de um povo solidário, que agora acolhe os irmãos de Rondônia", afirma secretário. "É isso que precisamos neste momento", completa Reblin.


14:52

Alas separadas para pacientes de outros Estados

De acordo com o secretário Nésio Fernandes, os pacientes de Rondônia ficam em uma área específica destina a eles, assim como os de Manaus (AM). Ou seja, eles não têm contato entre si e nem com os pacientes capixabas.


14:50

Três pacientes de Manaus devem ter alta hoje

"Os pacientes com alta clínica só têm alta do hospital se apresentar dois resultados PCR negativo em 24 horas. Essa medida adicional tende a preservar todos esses pacientes e as pessoas que possam ter contato com eles. Temos, neste momento, 22 pacientes em condições de alta clínica. Temos três altas previstas no dia de hoje", detalha Nésio.


14:48

Os três pacientes de Rondônia estão em UTI

"Estamos vivendo uma queda sustentada há 15 dias de pacientes graves internados e há dez dias temos menos de 500 pacientes internados por dia. Nesse final de semana, recebi uma ligação do secretário de saúde de Rondônia, que solicitou ajuda para acolher pacientes em estado grave. Todos esses pacientes são de UTI, até o momento recebemos três", conta Nésio.


14:45

"Carnaval pode afetar tendência de queda", alerta Reblin

"O Carnaval pode afetar essa curva de estabilidade e queda (de casos e internações). Um exemplo para nós foram as festas de Natal e Ano Novo, em que houve aglomerações em locais específicos, que felizmente não interferiram drasticamente nas curvas de casos e óbitos. Temos condições de repetir e não gerar aglomerações", diz Luiz Carlos Reblin.


14:41

Tem sintomas? Faça o teste

Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin reforça o perigo da naturalização de sintomas e pede para que a população procure as unidades de saúde. "Temos exames disponíveis. Não podemos naturalizar a doença só porque quem mais vai a óbito são as pessoas mais velhas", defende.


14:39

Queda de internações e platô dos óbitos

"Mesmo tendo uma queda sustentada desde 25 de janeiro, com 550 pacientes-dia internados, temos sete dias com menos de 500 pacientes internados por dia nas UTIs. Uma queda aproximada de 15% nas internações. Em dezembro e janeiro, também tivemos um equilíbrio dos óbitos, um platô", detalha Nésio.


14:37

Sesa espera aumento para março e abril

"A doença não está controlada. Nós vamos viver nos próximos dias, um período de festas. Esse comportamento de queda sustentada de casos, esperamos que ao longo de fevereiro tenha uma queda permanente, e só tenha um aumento no período sazonal de março e abril. Porém, essa queda pode ser interrompida, caso haja desobediência civil na realização de festas clandestinas e familiares, que não são adequadas nesse momento", afirma o secretário.


14:34

"Naturalização perigosa dos sintomas", alerta secretário

"O Espírito Santo vive há dois meses uma queda de casos observados na Grande Vitória e há um mês no interior. Nós entendemos que essa queda tem sido desproporcional à queda dos óbitos e internações. Temos visto uma naturalização perigosa das doenças respiratórias, de sintomas que em 2020 serviriam de alerta ou preocupação. Temos um comportamento que não se reservou ao período de festas, quando foi constatado uma grande abstenção nos testes PCR. Há uma explícita naturalização dos sintomas, de portar o risco e transmitir a doença", alerta Nésio Fernandes.


14:30

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deu início à coletiva de imprensa desta segunda-feira (8), na qual atualizará o panorama de enfrentamento ao novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.