> >
Saiba como e onde tirar o CPF das crianças para vacinar contra Covid

Saiba como e onde tirar o CPF das crianças para vacinar contra Covid

Além de estar acompanhada dos responsáveis legais, a criança precisa apresentar documentos de identificação para se vacinar.  Aquelas que não têm CPF podem utilizar o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS)

Publicado em 19 de janeiro de 2022 às 18:14

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Crianças e adultos têm deixado de se vacinar
Vacinação de crianças já começou em alguns Estado do Brasil. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Vinícius Brandão
Estagiário / [email protected]

Com o começo da vacinação de crianças de 5 a 11 anos no Espírito Santo, um dos documentos exigidos na hora da imunização é o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O documento pode ser substituído pelo Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS), mas caso a família deseje, é possível tirar o CPF dos pequenos em cartórios espalhados pelo país.

Desde o ano passado, a Lei n.º 13.484/17 transformou 3,5 mil Cartórios de Registro Civil em Ofícios da Cidadania, estabelecimentos credenciados a emitirem CPF. A lista com todas as unidades pode ser encontrada no site da Receita Federal.

Para fazer o CPF, os Cartórios de Registro Civil cobram uma taxa no valor de R$ 7. Já os principais serviços relacionados ao documento permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.

O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER O CPF?

  • Certidão de nascimento original da criança;
  • Documento original de identificação do responsável (RG e CPF);
  • RG da criança (caso já o tenha);
  • Comprovante de endereço original do responsável 

É POSSÍVEL TIRAR O CPF ON-LINE?

Antes da pandemia, só estava disponível a emissão do CPF on-line para quem tinha título de eleitor. Mas isso mudou e agora todos podem solicitar esse documento sem sair de casa. Aprenda como fazer passo a passo no vídeo abaixo:

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais