Publicado em 22 de abril de 2022 às 16:59
Um dos mais tradicionais e esperados eventos da Festa da Penha, a Romaria dos Homens será transmitida ao vivo pelo site e pelas redes sociais de A Gazeta neste sábado (23). Após dois anos sendo feita de forma remota, por conta da pandemia da Covid-19, a manifestação de fé volta a ser presencial, com os romeiros acompanhando em procissão a imagem de Nossa Senhora da Penha pelas ruas, desde a Catedral de Vitória até o Parque da Prainha, em Vila Velha. >
"Apesar da pandemia, a Festa da Penha não perdeu seu brilho graças à devoção dos fiéis e à transformação digital que o evento passou. Desde o primeiro momento, A Gazeta esteve com a organização da festa para oferecer todas as soluções possíveis que permitissem aproximar o público dessa manifestação de fé, mesmo no formato on-line", diz a editora-chefe de A Gazeta/CBN, Elaine Silva.
>
A cobertura da Romaria em www.agazeta.com.br, no Facebook e no Youtube começa a partir das 18 horas, com a transmissão da missa, que antecede a saída dos romeiros, direto da Catedral Metropolitana de Vitória, na Cidade Alta, Centro da Capital.>
Em seguida, os jornalistas Laila Magesk e Vinicius Zagoto conversam com os fiéis que se preparam para a caminhada de 14 quilômetros e apresentam os detalhes desta manifestação de fé tão importante para os capixabas.
>
>
O trajeto da Romaria, seguindo a imagem de Nossa Senhora da Penha, de Vitória a Vila Velha, contará com os comentários dos padres Renato Criste e Hadeleon Santana. A previsão é de que a missa de encerramento da Romaria dos Homens aconteça às 23 horas, no Parque da Prainha, em Vila Velha.>
"Seguimos ao lado do Convento da Penha na organização dos melhores formatos para mostrar tudo que vai acontecer na festa deste ano. É a forma de mostrar que A Gazeta segue em sua missão de aproximar os capixabas, por meio da tecnologia, de eventos e de fatos importantes para o dia a dia do capixaba", ressalta Elaine.
>
A Romaria dos Homens, também chamada de Romaria das Famílias, acontece desde 1955 e passou a ser noturna em 1958. Em 2019, último ano em que a procissão aconteceu presencialmente, estima-se que cerca de 600 mil devotos participaram. Já em 2020 e 2021, a Romaria ocorreu em formato on-line, devido ao isolamento social da pandemia da Covid-19.
>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta