ASSINE

Rocha com risco de rolar sobre casas preocupa moradores em Vargem Alta

Após tempestade de granizo em março, uma pedra se desprendeu de outra e ameaça rolar na comunidade de Departamento. Defesa Civil Estadual orientou alguns moradores a deixarem suas casas por precaução

Cachoeiro de Itapemirim / Rede Gazeta
Publicado em 29/06/2021 às 16h25
Pedra ameaça rolar e atingir casas em Vargem Alta
Pedra ameaça rolar e atingir casas em Vargem Alta. Crédito: Reprodução/ TV Gazeta Sul

Há três meses, pelo menos 30 famílias da localidade de Departamento, no interior de Vargem Alta, na Região Serrana do Espírito Santo, dormem com medo. Após a comunidade ser castigada por uma forte chuva de granizo, uma rocha grande se despendeu de uma montanha e tem risco de cair sobre imóveis na região.

A intensa chuva de granizo ocorreu no dia 31 de março e atingiu outros municípios capixabas. Em Vargem Alta, a tempestade destruiu lavouras de café e destelhou algumas casas – muitas ficaram com buracos no telhado. Nessa mesma data, após a queda do granizo, uma rocha se desprendeu na localidade do município, arrancando pés de eucalipto que estavam no caminho.

Apesar dos prejuízos, o que tira o sono do resinador Ivan Pedruzzi é a possibilidade da pedra rolar do local onde está e atingir residências na região. “Não podemos descansar. Ela pode destruir não apenas a casa da minha família, mas as de vizinhos também”, afirma.

Após o ocorrido, no dia 20 de abril, uma equipe da Defesa Civil Estadual esteve no local e emitiu um laudo de vistoria. A equipe afirmou que independente da ocorrência de chuva, existe o risco de as pedras rolarem sobre as casas.

Pedra ameaça rolar e atingir casas em Vargem Alta
Pedra ameaça rolar e atingir casas em Vargem Alta. Crédito: Reprodução/ TV Gazeta Sul

O local foi classificado como de risco muito alto e a Defesa Civil Estadual determinou que alguma intervenção fosse feita para resolver o problema. No entanto, moradores afirmam que até o momento nenhuma providência foi tomada. Algumas famílias foram orientadas a deixar o local, mas afirmam que não têm outro lugar para ficar.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Procurada pela reportagem da TV Gazeta Sul, a Prefeitura de Vargem Alta informou, por meio de nota, que a obra será realizada, em parceria com o governo do Estado,  pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER) e explicou que o processo tramita no setor de engenharia do órgão para execução. Porém, a administração municipal não informou os prazos para que esses trabalhos sejam realizados.

Com informações do repórter Thales Rodrigues, da TV Gazeta Sul

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.