> >
Produtor colhe aipim de quase 2 metros e 20 kg no Norte do ES

Produtor colhe aipim de quase 2 metros e 20 kg no Norte do ES

Fernando Broseghini, de 35 anos, afirma que não vive da plantação de mandioca e acabou colhendo o aipim de 20 kg, segundo ele, sem uso de agrotóxicos. O tubérculo será transformado em farinha

Publicado em 1 de fevereiro de 2021 às 13:48- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Produtor colhe aipim de 20kg e quase 2 metros no Norte do ES
Produtor colhe aipim de 20kg e quase 2 metros no Norte do ES. (Adenira Broseghini)
Vinicius Zagoto
[email protected]

As folhas do mandiocal já faziam tanta sombra sobre as pimentas plantadas embaixo que Fernando Broseghini, de 35 anos, queria dar fim à plantação de mandiocas, o que foi consumado neste domingo (31) quando o produtor rural fez a colheita dos tubérculos na zona rural de Jaguaré,  no Norte do Espírito Santo.

No trabalho de colheita, uma dificuldade: as plantações de mandioca costumam ter muitas raízes e a retirada não é tão fácil. Desta vez, no entanto, parecia estar ainda mais difícil. “O trabalho todo de colheita das mandiocas levou umas quatro horas”, conta Fernando.

A demora e a dificuldade tem uma explicação. Uma das mandiocas pesava 20 kg e tinha quase dois metros de comprimento. Segundo Fernando Broseghini, essa foi a maior, mas as outras colhidas também são grandes. “Enchi 26 carrinhos de mão com as mandiocas. No total deu duas caminhonetes cheias.”

Fernando Broseghini, de 35 anos, e o filho Samuel, de sete
Fernando Broseghini, de 35 anos, e o filho Samuel, de sete . (Adenira Broseghini)

SEM AGROTÓXICOS

O tamanho do tubérculo não sofreu influência de agrotóxicos ou insumos agrícolas, o que enche ainda mais Fernando e a família de orgulho: “Para a gente da agricultura é satisfatório plantar e encontrar um produto daquela qualidade, sem uso de agrotóxicos.”

A plantação do produtor rural foi feita por acaso, sem pretensão: “Plantei uns pés pingados. A gente tem esse costume italiano de quando chove, a gente vai lá e planta uma coisinha ou outra. Quando vimos, a roça estava cheia.”

Fernando, que não tinha nem intenção de lidar com a plantação de mandioca, tem agora uma grande colheita para dar conta. Na manhã desta segunda-feira (31), ele levou a produção para um conhecido da região, que produz farinha. “Um pouco vai para o consumo e o resto vamos tentar vender”, afirma.

Apesar da possível venda, Fernando conta que plantar assim é mais para a satisfação pessoal e menos para o financeiro. Questionado sobre a vida no interior, o produtor define a paixão pela terra em uma frase: “A gente que mora na roça vai à cidade somente para pagar conta”, finaliza.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais