> >
Polícia usa balas de borracha e gás para dispersar grupos em Marataízes

Polícia usa balas de borracha e gás para dispersar grupos em Marataízes

Durante a ação da equipe de fiscalização para evitar aglomeração, um homem foi detido por desacato e levado para  a delegacia de Itapemirim

Publicado em 14 de fevereiro de 2021 às 20:16- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Moradores registram aglomeração em Marataízes durante o feriado de carnaval
Moradores registram aglomeração em Marataízes durante o feriado de carnaval . (divulgação/internauta)

Balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram usados na madrugada deste domingo (14), em Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo, para dispersar pessoas que estavam aglomeradas na Praia Central. Durante a ação da equipe de fiscalização, um homem foi detido por desacato e levado para a delegacia de Itapemirim.

Segundo o secretário de Defesa do município, Anderson Gouveia, a ação foi realizada por volta das 2h, pela força-tarefa formada pela Guarda Municipal e Polícia Militar, após os grupos serem identificados pelo sistema de videomonitoramento do município.

“Pelo videomonitoramento, observamos a aglomeração com carro de som. Fomos ao local e pedimos para se retirarem, explicando que o decreto não permite isso (realização de eventos e carros de som que promovam concentração de pessoas). Mas fomos recebidos com garrafadas e tivemos que agir. Eram cerca de 350 a 400 pessoas”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Gouveia, além da aglomeração com som alto, que estão proibidos, o grupo fechou uma rua. “Nós estávamos observando pelo videomonitoramento. Eles foram se juntando devagar e ocuparam a rua. Enquanto não tinha carro de som, não intervimos, mas a partir do momento que começou a utilização das caixas de música e moto com escapamento alto, fomos até o local”. 

A  Polícia Militar informou que "em caso de situações de flagrante de aglomeração, os cidadãos são orientados sobre as medidas de prevenção à pandemia da Covid-19, como afastamento social e uso de máscaras e destacou não é possível impedir a presença das pessoas nas ruas, mas havendo insistência e desobediência, as equipes policiais, com o uso progressivo da força, faz a dispersão dos indivíduos que estiverem aglomerados."

A polícia complementou que "cabe à população se conscientizar e respeitar os protocolos de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Caso haja alteração das medidas restritivas, a PMES irá atuar de acordo com a legislação vigente, prestando apoio aos órgãos municipais na fiscalização. As ações de combate ao descumprimento dos decretos são feitas em cima do mapa de denúncias que chegam ao Ciodes 190 e ao Disque-Denúncia 181, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais