ASSINE

PM do ES usará radar móvel que identifica carro roubado ou com documento atrasado

Na nova versão, o aparelho pode ser utilizado de dentro da viatura – sem necessidade de instalar em ponto fixo, permitindo a leitura em tempo real das placas veiculares, apontando irregularidades administrativas e criminais

Publicado em 10/05/2021 às 11h56
Data: 19/11/2019 - ES - Vitória - Viaturas da Polícia Militar do ES - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ
Data: 19/11/2019 - ES - Vitória - Viaturas da Polícia Militar do ES - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ. Crédito: Fernando Madeira

A Polícia Militar divulgou nesta segunda-feira (10) que o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) passará a utilizar o equipamento Optical Caracteres Reader (OCR – sigla em inglês para Leitor Ótico de Caracteres) da forma móvel, sem precisar instalar o radar em um ponto fixo, podendo utilizá-lo de dentro da viatura, por exemplo.

Além de apontar eventuais irregularidades administrativas, relacionadas à documentação dos veículos, como, por exemplo, o licenciamento, o OCR também indica se o automóvel possui alguma restrição criminal, como furto e roubo.

Segundo a PM, o equipamento foi adquirido recentemente em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES)e é "inovador nas polícias militares do Brasil".

Na nova versão, o aparelho pode ser utilizado de dentro da viatura, permitindo a leitura em tempo real das placas veiculares, apontando irregularidades administrativas e criminais.

Utilizado desde o ano passado em uma versão portátil, porém com necessidade de ser instalado em ponto fixo, "o Bptran inova e traz a versão embarcada do equipamento OCR, permitindo maior agilidade na fiscalização dos veículos em circulação, sem prejudicar a amplitude e dinamismo do policiamento ostensivo", informou a PM.

Não foi informado a partir de quando os equipamentos começarão a ser usados pelos policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito no Estado.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Polícia Militar espírito santo trânsito

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.