Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

"Verdinhos"

Ônibus de Vitória não aceitarão dinheiro a partir de sábado

A medida, anunciada na última semana, acontece por conta da pandemia do novo coronavírus, já que o dinheiro em espécie é considerado um vetor de contágio

Publicado em 30 de Julho de 2020 às 12:30

Redação de A Gazeta

Publicado em 

30 jul 2020 às 12:30
Ônibus municipais de Vitória também têm passagem reajustada
Ônibus municipal de Vitória circulando pelo Centro Crédito: Arquivo A Gazeta
A partir deste sábado (1º), os ônibus municipais de Vitória, conhecidos como os “verdinhos”, não irão aceitar dinheiro como forma de pagamento das passagens. A medida, anunciada na última semana, acontece por conta da pandemia do novo coronavírus, já que o dinheiro em espécie é considerado um vetor de contágio. Sendo assim, os coletivos irão operar com o CartãoGV para transporte de passageiros.
Em nota enviada à reportagem no último dia 24, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que "a partir do dia 1° de agosto e, enquanto durar a pandemia, os ônibus de Vitória, que operam o transporte público municipal, por questão de segurança e prevenção sanitária, só aceitarão cartões de passagem. Conforme acordo com o Ministério do Trabalho e o sindicato da categoria, o pagamento da passagem deverá ser feito com o Cartão GV, que já é amplamente utilizado pela população".
Com isso, as três empresas que operam o sistema municipal de transporte estão autorizadas a suspender o contrato de trabalho dos cobradores por até 120 dias (quatro meses), assim como foi feito no Transcol. Esses trabalhadores terão que ser incluídos no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e voltam ao trabalho após o período de suspensão.
Nesse programa, criado pelo Ministério da Economia, o governo Federal paga parte dos salários desses profissionais, que não poderão ser demitidos por um período de oito meses.

VENDEDORES NESTA QUINTA E SEXTA

Para auxiliar a transição, vendedores estarão nos ônibus municipais de Vitória nesta quinta (30) e sexta-feira (31) para usuários que desejem comprar o cartão. A informação foi confirmada pela assessora técnica do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes), Maurici Rocha, em entrevista à CBN Vitória.
“Ainda estamos vendo se esse prazo pode ser prorrogado, mas os vendedores estarão nos ônibus nestes dois dias para fazer a venda dos cartões”, afirmou.

COMO ADQUIRIR O CARTÃO

Quem não tem o CartãoGV pode adquiri-lo de duas formas:  com cadastro e sem. A vantagem do primeiro é que, caso você o perca, consegue bloquear o uso e reaver o saldo; enquanto no segundo não há essa possibilidade. O cartão sem cadastro custa R$ 7,80 e não é necessária a apresentação de qualquer documento no momento da aquisição. Já o cartão com cadastro custa R$ 10 e é preciso apresentar um documento que conste o nome completo e o número do CPF no momento da compra.
Em ambos os casos, os valores gastos para adquirir o bilhete único são revertidos automaticamente em crédito para o pagamento das passagens e que os dois tipos são aceitos tanto nos ônibus do Transcol quanto nos coletivos municipais da Grande Vitória.

PONTOS DE VENDA

Em Vitória, o CartãoGV pode ser adquirido em postos de venda do GVBus, em máquinas de autoatendimento e em farmácias conveniadas.
Postos de atendimento GVBus
  • Central - Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, bairro Praia do Canto. Ao lado da Caixa Econômica Federal da Reta da Penha.
  • Ufes - Av. Fernando Ferrari, 514, bairro Goiabeiras
  • Loja de Cadastro Vitória (somente gratuidades e escolas) - Rua Constante Sodré, 265, bairro Santa Lúcia. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória
Máquinas de autoatendimento
  • Shopping Norte e Sul* - Av. José Maria Vivácqua Santos, 400, bairro Jardim Camburi. Funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 22h. Domingos, de 14h às 20h.
  • Shopping Vitória* - Av. Américo Buaiz, 200, bairro Enseada do Suá. Funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 22h. Domingos, 14h às 21h.
  • Rodoviária de Vitória - Avenida Alexandre Buaiz, 350, bairro Ilha do Príncipe. Funcionamento: Aberta 24 horas.
  • Masterplace Mall (Supermercado OK da Reta da Penha) - Nossa Sra. da Penha, 2150, bairro Barro Vermelho. Funcionamento: De segunda a sábado de 8h às 21 horas. Aos domingos, de 8h às 15 horas.
  • Loja de Cadastro Vitória - Rua Constante Sodré, 265, bairro Santa Lúcia. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória. Funcionamento: De segunda a sexta, de 8h às 16h30.
Farmácias conveniadas
  • Rede Farmes Praia do Suá - Rua Desembargador Ferreira Coelho, 090 – Praia do Suá - (27) 33453050
  • Rede Farmes Santo Antônio - Avenida Serafim Derenze 507. Loja 01 – Santo Antônio - (27) 33141631
  • Rede Farmes São Pedro 5 Avenida Serafim Derenze, 6330, Loja 01 – Conquista - (27) 30226722
  • Rede Farmes Jardim Camburi I - Rua Ruy Pinto Bandeira, 555 LJ 1 E 2 – Jardim Camburi - (27) 30251111
  • Rede Farmes Jardim Camburi II - Avenida Armando Duarte Rabello, Nº 294 – Loja 01 – Jardim Camburi - (27) 30226225
  • Rede Farmes Jucutuquara Avenida Vitória - Jucutuquara - (27) 32224444
  • Rede Farmes Santa Lúcia I - Avenida Nossa Senhora da Penha, 699 – Santa Lúcia - (27) 33154708
  • Rede Farmes Santa Lúcia II - Avenida Nossa Senhora da Penha, 1095, loja 05 – Santa Lúcia - (27) 33170403
  • Rede Farmes Praia do Canto - Rua Aleixo Neto, 1490, loja 04 – Praia do Canto - (27) 32271717
  • Rede Farmes Segurança do Lar - Rua Rua Sargento Rodrigues, 30 – Segurança do Lar - (27) 33275047 / 33274925
  • Rede Farmes São Pedro I - Rod. Serafim Derenzi, 4055, loja 01 – São Pedro I - (27) 30268980
  • Extra Popular Itararé - Rua das Palmeiras, 240, Itararé - (27) 33151246
  • Extra Popular São José - Rod. Serafim Derenze, 4285, São José - (27) 30200956
  • Extra Popular Maruípe - Avenida Maruípe, 1319, Maruípe - (27) 32241872
  • Rede Farmes Andorinhas - Av. Leitão da Silva, 3284 loja 01 – Andorinhas - (27) 2142-9269
  • Rede Farmes Maruípe - Av. Maruípe, 1259 loja 03/04 – Maruípe - (27) 3317-6326
  • Rede Farmes Itararé - Rua das Palmeiras, 222 – Itararé - (27) 3026-2666
*O horário de atendimento nos shoppings pode ser alterado por conta da pandemia do novo coronavírus

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

PRF afirma que vítima morreu no local
Motociclista morre ao bater de frente com carreta em São Mateus
Cerca de 10 toneladas em produtos foram apreendidas em Itapemirim
Toneladas de suplementos e medicamentos são apreendidas em Itapemirim
Caminhões bloqueiam rodovias após resultado das eleições de 2022
Câmara aprova anistia a caminhoneiros que bloquearam estradas após derrota de Bolsonaro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados