> >
Morte de gêmeos em incêndio no ES: Justiça marca primeira audiência do caso

Morte de gêmeos em incêndio no ES: Justiça marca primeira audiência do caso

Os irmãos Gabriel de Jesus Silva e Ayla de Jesus Silva, de 2 anos, morreram no dia 14 de maio, após a casa onde moravam pegar fogo, em São Mateus. Mãe das crianças chegou a ser detida, mas responde o processo em liberdade

Publicado em 7 de dezembro de 2020 às 13:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Os gêmeos Gabriel de Jesus da Silva e Ayla Sofia de Jesus da Silva, de 2 anos de idade, morreram em um incêndio que atingiu uma casa no bairro Aroeira
Os gêmeos Gabriel de Jesus da Silva e Ayla Sofia de Jesus da Silva, de 2 anos, morreram em um incêndio que atingiu uma casa no bairro Aroeira. (Arquivo pessoal)

Quase sete meses depois da morte de Gabriel de Jesus Silva e Ayla de Jesus Silva, de 2 anos, ocorrida em 14 de maio, a Justiça do Espírito Santo marcou, na última sexta-feira (4), a primeira audiência de instrução e julgamento do caso. As duas crianças morreram depois de um incêndio na casa onde moravam, no município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo.

De acordo com a decisão do juiz Paulo Sarmento de Oliveira Júnior, a audiência foi marcada para o dia 28 de janeiro de 2021, às 15h. Na audiência, será feito o interrogatório da mãe. Caso necessário, testemunhas também serão ouvidas.

As crianças estavam sozinhas na hora que a casa pegou fogo. A mãe das crianças, Márcia de Jesus da Silva, de 22 anos, chegou a ser detida no dia do incêndio, acusada de abandono de incapaz, mas foi liberada no dia seguinte e está respondendo o processo em liberdade.

Irmão gêmeos morrem em incêndio em São Mateus
Irmão gêmeos morrem em incêndio em São Mateus. (Raphael Verly)

O inquérito da Polícia Civil foi concluído em maio e encaminhado ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES). O pedido do delegado foi pelo indiciamento de Márcia pelo crime de abandono de incapaz com resultado de morte.

Em setembro, os Bombeiros concluíram o laudo pericial da investigação, mas não foi possível apontar a causa para o início do fogo. Os Bombeiros informaram que três possíveis causas para o incêndio foram investigadas: efeito termoelétrico, uma ação acidental ou uma ação pessoal. No entanto, não foi possível definir quais das três foi, de fato, a causa o incêndio.

Irmão gêmeos morrem em incêndio em São Mateus
Irmão gêmeos morrem em incêndio em São Mateus. (Corpo de Bombeiros )

Mesmo que a causa do incêndio esteja indefinida, a mãe das crianças pode ser responsabilizada criminalmente pelas mortes. Na denúncia apresentada à 3ª Vara Criminal de São Mateus, o Ministério Público do Espírito Santo acusa a mãe das crianças de ter cometido dois crimes: causar incêndio expondo a perigo a vida de outra pessoa e também por abandono de incapaz. 

Em contato com a reportagem de A Gazeta, a advogada que representa a mãe das crianças, Avelânia Barbosa Lobo, afirmou que está acompanhando o andamento do processo na Justiça e  já teve conhecimento da marcação da audiência. A defensora preferiu não se pronunciar sobre o caso, por enquanto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais