> >
Moradores de Pinheiros registram ruas alagadas após chuvas
Ícone - Publicado em Publicado em 28 de janeiro de 2024 às 15:19

Moradores de Pinheiros registram ruas alagadas após chuvas

Moradores de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo, registraram ruas completamente alagadas por conta das chuvas que atingem a cidade neste domingo (28). Informações iniciais da Secretaria de Obras e da Defesa Civil do município apontam que os pontos de alagamento estão principalmente no Centro e em regiões próximas ao córrego Jundiá.

Sara Oliveira
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 19:31

Funcionário de fazenda é encontrado morto após discussão

Crime está sendo investigado pela Delegacia de Nova Venécia . (Polícia Civil | Divulgação )

Um funcionário de uma propriedade rural foi encontrado morto na manhã deste domingo (19) em Nova Venécia. A Polícia Militar foi acionada para verificar um encontro de cadáver na fazenda localizada no Córrego São Luiz Gonzaga. Ao chegar no local, a PM constatou que a vítima, um homem de 36 anos, estava sem vida próximo ao secador. Uma testemunha relatou ter presenciado uma discussão entre a vítima e outro homem na noite anterior, antes do desaparecimento do suspeito, que não foi localizado.

A Polícia Civil informou por meio de nota que o caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Nova Venécia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina para necropsia, após o procedimento será liberado para os familiares.

Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 18:15

Homem é assassinado ao lado da namorada em Jaguaré

Um homem de 23 anos foi encontrado morto na noite do último sábado (18) na comunidade São João do Estivado, em Jaguaré. A Polícia Militar foi acionada para verificar uma ocorrência, inicialmente tida como uma tentativa de homicídio por arma de fogo, mas no local foi constatado o óbito da vítima pelo Samu. A identidade dele não foi divulgada pelas autoridades policiais.

Ao consultar o nome da vítima, foram descobertos dois mandados de prisão contra ele. De acordo com informações repassadas pela PM, testemunhas afirmaram que o homem estava com a namorada em um bar próximo ao local do incidente e que, ao chegar na residência dela, ouviram os disparos.

O motivo e as circunstâncias exatas que levaram ao crime ainda estão sob investigação. A Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Delegacia de Polícia de Jaguaré e que, até o momento, nenhum suspeito foi detido.  O corpo foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares para necropsia e posterior liberação aos familiares.

Crime aconteceu na comunidade de São João do Estivado, em Jaguaré
Crime aconteceu na comunidade de São João do Estivado, em Jaguaré. (Google Street View)
Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 17:52

Homem tenta se esconder e fica preso em báscula de igreja em Muqui

Igreja Matriz
Homem fica preso em báscula de igreja em Muqui. (Internauta)

Um homem ficou com a cabeça presa na báscula do banheiro, localizado nos fundos do prédio da Igreja Matriz São João Batista, no Centro de Muqui, no Sul do Espírito Santo, na madrugada de sábado (18).

Pela manhã, antes da missa, ele acabou sendo encontrado pelos frequentadores da igreja, com a cabeça presa na báscula. Após ser retirado pelos policiais militares, o indivíduo relatou que estava fugindo de dois homens e tentou se esconder na igreja. No local, uma equipe do Samu realizou os primeiros atendimentos. O padre responsável pela paróquia não quis representar contra o indivíduo, que foi liberado.

Vitor Recla
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 15:13

Mais 12 bombeiros e um cão de busca do ES chegam ao Rio Grande do Sul

Guarnição composta por 12 bombeiros e um cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) chegou ao Rio Grande do Sul e já se apresentou ao comando local no sábado (18)
Guarnição  do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) chegou ao Rio Grande do Sul e já se apresentou ao comando local no sábado (18). (Divulgação CBMES)

Mais 12 bombeiros e um cão de busca do Espírito Santo chegaram no Rio Grande do Sul, no sábado (18), e foram encaminhados para o município gaúcho de Taquari, neste domingo (19). Essa é a terceira equipe capixaba que vai ao estado do sul do Brasil para auxiliar as vítimas da tragédia climática. Com a chegada deles, a equipe antecessora, formada por 15 militares, voltará ao Espírito Santo.

"A equipe que assumiu o serviço neste sábado dará continuidade ao trabalho desempenhado por seus antecessores. Os bombeiros capixabas estão trabalhando sob comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e, neste momento, a missão é procurar por pessoas desaparecidas", informou o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

De acordo com a corporação, o envio e retração de equipes de todo o Brasil é realizado conforme o planejamento do Conselho Nacional de Bombeiros Militares (Ligabom), que coordena a integração das corporações de todo o Brasil. "O objetivo é que os efetivos dos outros estados sejam empenhados para atender as demandas do Rio Grande do Sul de forma integrada e sem desperdício de recursos", destacou o CBMES. 

Felipe Sena
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 15:13

Motociclista morre ao bater em poste na zona rural de Linhares

Um jovem de 21 anos morreu após perder o controle da moto quando fazia uma curva numa estrada rural que dá acesso à comunidade de São Hilário, zona rural de Linhares.

De acordo com relatos colhidos pela Polícia Militar, que esteve no local, o condutor transitava no sentido Linhares x Japira quando colidiu em um poste de energia. A morte foi constatada pelo Samu.

A Polícia Científica (PCIES) foi acionada por volta das 5h para fazer a perícia do acidente. O corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares para a realização de exame cadavérico e identificação formal. Após os procedimentos legais, será liberado para os familiares. O nome do rapaz não foi divulgado pelas autoridades.

Estrada de acesso a comunidade rural de Japira, no interior de Linhares
Acidente aconteceu na estrada de acesso a comunidade rural de Japira, no interior de Linhares. (Google Street View)
Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 15:02

Homem é assaltado por grupo armado em alojamento rural no ES

Delegacia de Polícia de Jaguaré
A investigação do caso ficará à cargo da Delegacia de Polícia de Jaguaré. (Divulgação)

Um homem foi rendido por um grupo armado em um alojamento localizado em Córrego Timirim de Cima, Rio Bananal, na manhã de sábado (18). De acordo com relato da vítima à Polícia Militar, cinco indivíduos invadiram o local onde ele trabalhava e o renderam, roubando seu celular, documentos e a quantia de R$ 150,00.

No mesmo momento, outro funcionário do alojamento deu entrada no pronto-atendimento da cidade com lesões, alegando ter sido agredido pelos mesmos indivíduos horas antes, próximo a uma lanchonete local.

De acordo com nota da Polícia Militar, os militares estiveram no local após o ocorrido, porém, os suspeitos não foram localizados. A investigação do caso ficará a cargo da Delegacia de Polícia de Jaguaré, conforme informado pela Polícia Civil. 

Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 15:00

Praticante de canoagem encontra corpo boiando na Baía de Vitória

Convento da Penha e Baía de Vitória em dia com sol entre muitas nuvens no Espírito Santo
Convento da Penha e Baía de Vitória . (Ricardo Medeiros)

Um corpo foi encontrado boiando na manhã deste domingo (19) na Baía de Vitória, entre a Capital e Vila Velha. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por uma pessoa que estava praticando canoagem e encontrou o cadáver. 

Segundo os bombeiros, a equipe usou uma embarcação para recolher o corpo e o levou até a prainha do projeto Tamar, em Vitória, deixando aos cuidados da Polícia Científica.

Já a Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória e até o momento, nenhum suspeito foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, onde passará pelo processo de necropsia. Posteriormente, será liberado para os familiares.

Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 14:56

Carro é alvo de tiros e jovem morre baleado no peito no interior do ES

Um jovem de 19 anos foi assassinado após o carro onde estava ser alvo de tiros na madrugada deste domingo (19), no bairro Vila Luciene, na zona rural de Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo. O veículo, que levava outras três pessoas, estava em movimento quando foi alvejado. 

De acordo a Polícia Militar, a corporação foi chamada para responder a um homicídio nesta manhã e encontrou o carro com marcas de tiros no para-brisa. Segundo depoimentos no local do crime, o condutor e um passageiro fugiram, enquanto outra passageira foi encontrada em estado de choque e levada para casa.

Ela informou que dois indivíduos em uma motocicleta foram responsáveis pelos disparos, resultando na morte do rapaz, que foi atingido no peito. Ele morreu ainda no local. A perícia foi acionada para investigar o ocorrido.

A Polícia Civil afirmou por meio de nota que o caso será investigado pela Delegacia Regional de Barra de São Francisco e até o momento nenhum suspeito foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina para necropsia e, posteriormente, será liberado para os familiares.

O nome da vítima não foi revelado pelas autoridades.

Carro é atingido por tiros em Barra de São Francisco. (Leitor)
Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 14:24

Homem é estrangulado e morto a tiros próximo a uma fazenda na Serra

Porteira onde corpo foi encontrado na Serra
Porteira onde corpo foi encontrado na Serra. (Paulo Ricardo Sobral/TV Gazeta)

Um corpo foi encontrado na noite deste sábado (18) na frente de uma porteira de uma fazenda que fica às margens da Rodovia Audifax Barcelos, no bairro Residencial Centro da Serra, na Serra e também ao lado de um seringal.

Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe foi acionada para verificar uma ocorrência de homicídio por arma de fogo. No local, a equipe foi abordada pelo proprietário de uma fazenda, que disse ter encontrado o corpo do homem na porteira do lado de fora quando chegava  na propriedade. A perícia foi acionada.

Ainda segundo o boletim da polícia, o homem não identificado tinha perfurações por arma de fogo na região das costas, tórax, braço direito e parte posterior da perna. E ainda estava com o cinto enrolado no pescoço, sinalizando estrangulamento. 

A Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra. Até o momento, nenhum suspeito foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, onde passará pelo processo de necropsia. Posteriormente, será liberado para os familiares.

Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 11:56

Pornografia infantil: vigilante confessa ter 4 mil vídeos ao ser preso no ES

Um vigilante de 34 anos foi preso ao ser flagrado assistindo pornografia infantil e, após abordagem da Polícia Militar, confessou ter mais de 4 mil vídeos com conteúdos semelhantes. A situação aconteceu no bairro Alto Niterói, em Atílio Vivácqua, no Sul do Espírito Santo, na madrugada de sábado (18).

Identificado como Luan da Costa Simões, o suspeito estava, segundo a PM, em um carro lugando, em um local com pouca iluminação. No veículo, foi encontrado um celular no suporte móvel com a tela desbloqueada, reproduzindo cenas de sexo explícito de crianças e adolescentes. 

Ao ser questionado sobre o conteúdo, ele admitiu aos policiais ter milhares de vídeos e fotos de crianças da faixa etária de 5 a 11 anos, guardados desde 2014.

A Polícia Civil informou que o suspeito, conduzido à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, foi autuado em flagrante por posse de material pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes, e por prática de atos obscenos em locais públicos. Ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade.

No veículo, foi encontrada ainda uma falsa arma de fogo, usado, segundo o suspeito, como instrumento de trabalho na área de segurança.

Vitor Recla
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 19 de maio de 2024 às 10:35

Homem é morto com mais de 20 tiros na sua festa de aniversário em pracinha no ES

Um homem de 31 anos foi assassinado com mais de 20 tiros em uma pracinha de Vila Velha, na madrugada deste domingo (19). O crime aconteceu em frente a um bar e próximo ao parquinho infantil, por volta de 1h20, no bairro Normília da Cunha, na região de Terra Vermelha, em Vila Velha. Ele comemorava seu aniversário na praça acompanhado da mulher e da filha, de 3 anos. Outros dois rapazes, de 21 e 22 anos, também foram baleados na ação.

No momento do crime, a praça estava lotada. Segundo informações da Polícia Militar, a equipe de patrulha na região de Terra Vermelha, em Vila Velha, foi até a Avenida Antonio Elias do Espírito Santo após ouvir cerca de 40 disparos de armas de fogo de forma contínua e viram pessoas correndo pelas ruas. Ao abordar alguns populares, a guarnição foi informada que havia indivíduos alvejados próximo a um bar no bairro Normília da Cunha. No local, encontraram um homem, de 31 anos, já em óbito. Pouco depois, na mesma rua, fizeram contato com um outro indivíduo, de 22 anos, baleado. Ele foi socorrido pelo Samu ao Hospital Antônio Bezerra de Faria. A perícia foi acionada.

O morto, identificado como Leonardo Silva Alves, foi ferido na cabeça e no tórax. Ele tentou fugir dos assassinos em direção do parquinho, onde levou mais tiros e acabou morrendo no local. Estavam com a vítima na pracinha o rapaz de 22 anos, que levou tiro no braço, e o de 21 anos, baleado no braço e perna. A PM informou que ainda durante a ocorrência, foi relatado pelo Ciodes que uma terceira vítima dos disparos, o homem de 21 anos, deu entrada no Pronto Atendimento da Glória.

De acordo com informações da repórter Daniela Carla, da TV Gazeta, os homens atingidos pelos disparados estavam bebendo e conversando quando foram cercados por dois homens, que chegaram a pé e armados, atirando diretamente no homem que morreu e no rapaz de 22 anos que levou um tiro no braço e conseguiu correr. No local, também estavam acompanhando Leonardo a mulher e a filha de 3 anos. 

Ainda não há informação sobre motivação do crime. A Polícia Civil informa que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha. Até o momento, nenhum suspeito foi detido. O corpo de Leonardo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, onde passará pelo processo de necropsia. Posteriormente, será liberado para os familiares. 

Assassinato em pracinha em Vila Velha
Assassinato em pracinha em Vila Velha. (Reprodução)
Ícone - Publicado em Publicado em 18 de maio de 2024 às 19:51

Vídeo mostra início de confronto com mais de 200 tiros em Vitória

Parte da madrugada de tensão vivida na região de São Benedito, Bonfim e Gurigica, em Vitória, na madrugada deste sábado (18), foi registrada por uma câmera de videomonitoramento na Rua Jolindo Gágno: é quando policiais da Força Tática são surpreendidos por suspeitos armados e uma intensa troca de tiros acontece. Conforme o boletim de ocorrência, somente os militares dispararam mais de 200 vezes contra os criminosos. 

O vídeo mostra duas viaturas e pelos menos seis policiais na rua quando, de repente, os tiros começam. Eles correm, se abrigam, e disparam de volta. Nenhum agente se feriu, mas uma viatura foi atingida e ficou com várias marcas no para-brisa e na lataria do veículo. Os militares estavam ali prestando apoio para outra equipe da Força Tática depois de um primeiro confronto, que aconteceu mais cedo na região de São Benedito. Entenda melhor abaixo, com a cronologia dos fatos, baseada no boletim de ocorrência:

  • Por volta de meia-noite, equipes da Força Tática se dividiram para patrulhar becos e vielas de São Benedito;
  • Na Alameda do Cafezal, divisa de São Benedito com Gurigica, havia traficantes armados e um confronto começou;
  • Quando os tiros acabaram, os policiais viram um homem de 23 anos, que teria participado da troca de tiros, baleado no chão. A equipe pediu apoio;
  • Outras patrulhas chegaram e eles começaram a descer com o ferido, para ser levado ao hospital;
  • Na Escadaria Virgílio Martins, mais disparos começaram e foram até a Rua Jolindo Gágno, onde as viaturas estavam aguardando, como aparece no vídeo. Lá houve novo confronto, com mais de 200 tiros. Viatura, muros, lojas e outros veículos foram atingidos;
  • O suspeito de 23 anos foi levado ao hospital. Segundo a PM, com ele foram apreendidas armas e drogas;
  • Após os policiais pedirem apoio, uma equipe foi até a região da Escadaria dos Trabalhadores, no Bonfim, e lá aconteceu uma emboscada com mais troca de tiros; 
  • No fim das contas, segundo a PM, além do jovem de 23 anos — que está internado sob escola —, mais três pessoas foram baleadas. Elas foram socorridas, ouvidas pela Polícia Civil e liberadas, por não terem pendências com a Justiça. 

Ícone - Publicado em Publicado em 18 de maio de 2024 às 17:58

Jovem é assassinado a tiros por suspeitos de moto em Colatina

Um jovem foi assassinado na tarde deste sábado (18), no bairro Bela Vista, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. De acordo com populares, ele seria adolescente, mas a idade não foi confirmada. A Polícia Militar informou que ele foi morto com cinco tiros, por volta das 15 horas.

Testemunhas contaram à PM que os autores dos disparos foram dois homens que passaram pelo bairro em uma motocicleta. Disseram ainda que outras duas motos com duas pessoas a bordo, estavam junto, auxiliando provavelmente os atiradores. Após o crime fugiram e não foram localizados. 

A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Estadual Silvio Avidos por uma pessoa desconhecida, mas, ao dar entrada no local, já estava sem vida. 

A Polícia Civil foi procurada pela reportagem para saber mais detalhes do crime e sobre as investigações do caso, mas não retornou até 

Amabily Caliman
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 18 de maio de 2024 às 12:57

Ônibus bate em muro de casa após falha no freio em São Mateus

Moradores do bairro Alvorada em São Mateus, no Norte do Estado, tomaram um susto após um ônibus bater contra o muro de uma casa na noite de sexta-feira (17). Ninguém se feriu. O acidente ocorreu após um problema no freio do veículo.

Usuários relataram que o onibus havia apresentado problemas antes do acidente. Por meio de nota, a empresa São Gabriel informou que,  mesmo após ter recebido manutenção preventiva, o veículo teve uma falha no sistema de freio durante uma viagem e, por isso, colidiu com o muro de uma residência.

A empresa acrescenta ainda que nenhum passageiro, funcionário, pedestre ou qualquer outra pessoa ficou ferida. De acordo com a viação, os danos se limitaram ao muro da residência, o qual será devidamente reparados.

Ícone - Publicado em Publicado em 18 de maio de 2024 às 12:08

Quatro são presos e adolescente é apreendido por morte de diarista no ES

Cinco são presos por morte de diarista no Norte do Estado
Os suspeitos foram presos ao longo da investigação, entre 21 de abril e 4 de maio. (Divulgação/Polícia Civil )

Quatro homens foram presos e um adolescente apreendido por suspeita de envolvimento em um homicídio que aconteceu em abril deste ano em Sooretama, no Norte do Estado. O diarista Fábio Souza Pinto, 41 anos, conhecido como "Fabinho Caçador", foi perseguido e morto a tiros, mas detalhes da motivação do crime não foram divulgados pela polícia.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início logo após o crime. Policiais descobriram que o homicídio foi motivado por uma desavença passional entre a vítima e criminosos da região, mas não foi revelada a causa desse conflito.

Ainda segundo a Polícia, os presos são: Deivid Ferreira da Silva, 26 anos, conhecido como "Magrão"; Valdenir Oliveira Santos, 18 anos, o "Ceará"; Iago da Luz Nascimento, 18 anos, conhecido como "Corinthiano"; e Lucas Rangel da Silva, 21 anos; o "LC"; além de um adolescente de 15 anos. Todos estão presos e à disposição da Justiça. As prisões ocorreram entre os dias 21 de abril de 4 de maio. Deivid foi levado ao Centro de Detenção Provisória de Aracruz e os outros três ao Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte.

Geizy Gomes
TV Gazeta Sul / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 17 de maio de 2024 às 21:18

César Colnago é exonerado do cargo de secretário em Cariacica

Cesar Colnago, ex-vice-governador do Estado
César Colnago ocupava o cargo de secretário de Saúde em Cariacica. (Instagram/Reprodução)

O ex-vice-governador do Estado César Colnago (MDB) foi exonerado, nesta sexta-feira (17), do cargo de secretário de Saúde de Cariacica, função que ocupava desde dezembro de 2022, conforme informações do Portal de Transparência do Executivo municipal.

A exoneração de Colnago foi confirmada à reportagem de A Gazeta pelo próprio prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), atualmente correligionário do ex-vice-governador, na noite desta sexta-feira (17). O chefe do Executivo municipal sustenta que a remoção do secretário foi baseada apenas em critérios que fazem parte da rotina administrativa, sem qualquer viés político.

Ainda conforme o prefeito, o ato de exoneração de Colnago deverá ser publicado na edição do Diário Oficial do município da próxima segunda-feira (20). Pedro Ivo da Silva, atual secretário de Controle e Transparência, também segundo Euclério, é quem deverá assumir a pasta da Saúde de forma interina.

A reportagem tentou contato com o ex-vice-governador e agora ex-secretário de Saúde de Cariacica, via ligação e mensagem de texto, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

Ícone - Publicado em Publicado em 17 de maio de 2024 às 19:20

PF prende homem pela venda de cigarros eletrônicos contrabandeados em Vitória

Homem foi preso pela venda de cigarros eletrônicos contrabandeados; 86 produtos foram apreendidos
Homem foi preso pela venda de cigarros eletrônicos contrabandeados; 86 produtos foram apreendidos. (Polícia Federal do Espírito Santo )

A Polícia Federal do Espírito Santo prendeu um homem em flagrante na Praia do Canto, em Vitória, por comercializar cigarros eletrônicos contrabandeados. Com ele, foram localizados e apreendidos 86 produtos, muitos dos quais estavam em um veículo. O detido não teve o nome informado.

O homem, cuja identidade não foi divulgada, foi conduzido para formalização da autuação na sede da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha, e ficará à disposição da Justiça. A pena para o crime de contrabando é de 2 a 5 anos de reclusão.

Segundo a Polícia Federal, a partir dos dados coletados, a investigação será aprofundada, a fim de identificar o responsável pelo fornecimento dos produtos clandestinos e eventuais outros envolvidos.

Além de prejudiciais à saúde, os cigarros eletrônicos têm a comercialização, importação e propaganda proibidas no Brasil desde 2009.

Ícone - Publicado em Publicado em 17 de maio de 2024 às 18:36

Mimoso do Sul tem 7 casos confirmados de leptospirose

Chuvas provocam destruição em Mimoso do Sul
Destruição provocada pelas chuvas em Mimoso do Sul, no fim de março. (Fernando Madeira)

Desde as chuvas ocorridas no dia 22 de março até esta sexta-feira (17), sete casos de leptospirose foram confirmados em Mimoso do Sul, na Região Sul do Espírito Santo. Há ainda outros 203 suspeitas, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Foi registrado um aumento expressivo no número de casos suspeitos da doença desde a tragédia climática que assolou a cidade. 

A Sesa também afirmou que monitora esse aumento de casos por meio das notificações feitas no Sistema e-SUS VS. Os testes no Estado chegaram a ser paralisados por falta de insumos que são fornecidos pelo Ministério da Saúde, mas foram retomados no início de maio

A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida pela urina de ratos, que contamina a água durante os alagamentos. A bactéria acaba entrando no organismo das pessoas por algum ferimento que tenha contato com a água contaminada. Os sintomas da leptospirose podem incluir febre, dor de cabeça, calafrios, dores musculares, vômitos, diarreia, tosse, icterícia e erupção na pele. O período de incubação é geralmente de 5 a 14 dias. Se não tratada, pode ocorrer insuficiência renal, meningite, danos no fígado e dificuldade respiratória.

Felipe Sena
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 17 de maio de 2024 às 18:28

Fumaça em navio chama atenção na Praia da Costa em Vila Velha

A fumaça saindo de um navio, na Praia da Costa, em Vila Velha, chamou a atenção na tarde desta sexta-feira (17). Apesar de parecer ser fogo, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), esclareceu que recebeu a informação da agência marítima da embarcação, mercante Red Marlin, que ocorreu um pequeno derramamento acidental de produtos químicos na embarcação, causando uma fumaça ao redor.

O comandante do navio informou à CPES que a reação dos produtos químicos foi totalmente controlada, sem vítimas. Não houve princípio de incêndio e nem poluição hídrica.

Ícone - Publicado em Publicado em 17 de maio de 2024 às 18:09

Golfinho é encontrado morto em praia na Serra

Golfinho é encontrado morto em praia na Serra
O animal apareceu na praia da Serra já em avançado estado de decomposição. (Leitor de A Gazeta)

Um golfinho da espécie Sotalia guianensis, em estado avançado de decomposição, foi encontrado morto na areia da Praia de Manguinhos, na Serra, nesta sexta-feira (17). É o segundo caso registrado em menos de dois meses no município. A causa do óbito será investigada pelas autoridades competentes.

O golfinho foi encaminhado para a base do Instituto Orca, instituição de referência no atendimento aos encalhes de mamíferos marinhos na região, em Guarapari, para necrópsia. Tudo aponta, segundo Lupércio Barbosa, diretor do Instituto, para que o animal tenha ficado preso em uma rede de pesca, e morrendo afogado.

A Ambipar Response, responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES), também foi procurada via e-mail, mas ainda não se manifestou.