> >
Moradores de Guriri cobram início das obras de macrodrenagem no balneário

Moradores de Guriri cobram início das obras de macrodrenagem no balneário

Ruas ficam completamente alagadas sempre que chove em maior quantidade; DER informou que o edital de licitação será publicado em alguns meses

Publicado em 30 de janeiro de 2024 às 16:56

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Mariana Lopes
Repórter / [email protected]

Basta uma chuva um pouquinho mais forte que as ruas de Guriri, um dos principais balneários do Norte capixaba, localizado em São Mateus, fiquem completamente alagadas. A situação tem revoltado moradores e comerciantes há décadas, sobretudo na alta temporada, quando a circulação de turistas é maior e, consequentemente, gera retorno financeiro. 

Um dos comerciantes afetados é o Paulo de Jesus. Ele é dono de um trailer e ainda calcula os prejuízos após a forte chuva que alagou o Centro do balneário no último domingo (28).

Aspas de citação

Quem vai querer aparecer aqui numa situação como essa? A gente acumula muitos prejuízos... Já é a segunda vez que perco meus freezers, inclusive, tem um freezer que não cheguei a pagar nem a segunda parcela

Paulo de Jesus
Comerciante | Entrevista Gazeta Meio Dia Regional 30/01/24
Aspas de citação

Como solução para os alagamentos, moradores e comerciantes cobram dos órgãos competentes o início imediato da tão aguardada obra de macrodrenagem no balneário.

A obra havia sido prometida pelo Governo do Estado em dezembro de 2022, após uma forte chuva que alagou as ruas do balneário. Na época, a expectativa era de que os trabalhos começassem até o final do primeiro trimestre de 2023 e fossem concluídos no fim daquele ano. 

“Nós temos um projeto de grande porte. Serão galerias de cinco quilômetros que irão dar vazão às águas pluviais, levando-as para o Rio Mariricu. Esse projeto, no momento, está em fase de licitação”, disse o então Subsecretário de Estado de Habitação e Gestão Integrada de Projetos, Carlos Cerqueira Guimarães, em entrevista à repórter Rosi Bredofw, da TV Gazeta, à época. 

O que dizem os responsáveis

Procurada, a secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), informou, em nota, que o projeto executivo para a realização das obras de Drenagem, Estação de Bombeamento e Pavimentação do bairro Guriri já foi concluído, conforme cronograma divulgado. "A licitação para execução da obra será realizada pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER)", comunicou a pasta. 

O DER, por sua vez, disse, em nota, que já recebeu da Sedurb o projeto de macrodrenagem de Guriri e que ele está em fase de revisão. "Dentro de mais alguns meses será publicado o edital de licitação da obra", completou o órgão. 

Com informações da repórter Rosi Bredofw, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais