> >
Itaúnas tenta conquistar selo internacional de turismo

Itaúnas tenta conquistar selo internacional de turismo

Para conseguir o selo, o balneário tem que atingir 34 critérios de sustentabilidade em dois anos; com a certificação, Itaúnas terá visibilidade mundial

Publicado em 10 de fevereiro de 2021 às 19:29- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Tronco que fica exposto na praça de Itaúnas, litoral norte do Espírito Santo
Itaúnas entra na busca por selo internacional de turismo. (Rosi de Oliveira)
Vinicius Zagoto
[email protected]

O balneário de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Litoral Norte do Espírito Santo, deu mais um passo na tarde desta quarta-feira (10) para a obtenção do Bandeira Azul, um selo internacional de turismo. O projeto foi apresentado e aprovado pela comunidade em uma reunião envolvendo autoridades da prefeitura e do governo do Estado.

O Bandeira Azul é um selo internacional que avalia 34 critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Os destinos que buscam a certificação têm dois anos para atingir os critérios. Após conseguirem, têm de manter e comprovar as práticas sustentáveis que são analisadas e comprovadas anualmente.

Itaúnas é um dos destinos do ES
Praia de Itaúnas . (Yuri Barichivich )

“Praticamente todos os grandes destinos do mundo buscam. Trata-se de um reconhecimento a obediência a critérios que dizem muito sobre a qualidade de vida das pessoas desse local, o atendimento que os turistas vão ter, a qualidade da água e do destino onde está aquela praia. É um desafio que melhora muito e promove, de uma vez só, aquela praia”, afirma Dorval Uliana, secretário de Turismo do Espírito Santo.

Aspas de citação

Esse selo coloca Itaúnas no mesmo patamar que as praias de Portugal, outras da Europa e de grandes destinos do mundo

Dorval Uliana
Secretário de Turismo do Espírito Santo
Aspas de citação

Para conquistar o selo, Itaúnas tem que lançar e propor a candidatura aos organizadores da certificação. A partir daí, o balneário terá dois anos para implantar todas as medidas, recebendo visitas periódicas para verificar se está buscando atingir os critérios determinados.

O QUE ITAÚNAS GANHA COM A CERTIFICAÇÃO?

Com a certificação, o balneário entra no grupo das praias internacionais que seguem critérios de sustentabilidade, preservação das águas e do ambiente. “Esse é um projeto internacional que visa a qualidade do ambiente, águas e serviços mais sustentáveis”, afirma Rafael Granvilla, gerente Estudos e Negócios Turísticos da Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur).

Caso consiga o certificado nos próximos dois anos, Itaúnas ganhará visibilidade internacional e servirá de projeto-piloto para outras praias do Espírito Santo, segundo Rafael: “O selo dá mais visibilidade e um padrão internacional à Vila. Servirá como piloto para que façamos isso em outras praias capixabas. Atualmente, nenhuma praia do Espírito Santo possui essa certificação”, afirma.

INICIATIVAS PARA O CARNAVAL

Segundo Rafael, algumas medidas para a melhoria da qualidade de vida e dos serviços, em Itaúnas, estão sendo tomadas desde já. A Prefeitura de Conceição da Barra tem trabalhado junto com o Instituo de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e com Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Para o carnaval, há a previsão de aumentar o efetivo e a ação da polícia, visando garantir a segurança da Vila. 

APENAS 21 PRAIAS BRASILEIRAS POSSUEM O SELO

No Brasil, apenas 21 praias foram premiadas com o selo Bandeira Azul, entre elas: Guarujá (SP), Balneário Camboriú (SC), Camaçari (BA) e Angra dos Reis (RJ).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais