> >
Incêndio destrói área de mata nativa em Muniz Freire, no Caparaó

Incêndio destrói área de mata nativa em Muniz Freire, no Caparaó

Área de 230 mil metros quadrados foi consumida por um incêndio na noite desta terça-feira (08) na localidade Santa Cruz, zona rural do município de Muniz Freire

Publicado em 9 de setembro de 2020 às 15:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fogo atingiu diversas espécies da flora nativa. (Divulgação/ PMA)

Uma área de 230 mil metros quadrados foi consumida por um incêndio na noite desta terça-feira (08) em Muniz Freire, na Região do Caparaó. Segundo a Polícia Ambiental, os bombeiros não chegaram a ser acionados. A suspeita é de crime ambiental, mas o responsável pelas chamas ainda não foi identificado.

De acordo com a polícia, o fogo atingiu diversas espécies da flora nativa, entre elas: embaúbas, canjiquinhas e jacarés. O fato ocorreu na localidade Santa Cruz, zona rural do município de Muniz Freire.

Os militares informaram que a área queimada está entre o limite de propriedades e um assentamento rural. Por conta disso, os militares informaram que todos os proprietários podem concorrer em crime ambiental, quando alguém impede ou dificulta a regeneração natural de florestas, ou demais formas de vegetação, mediante o uso de fogo. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

A Polícia Ambiental orienta que o uso do fogo para fins agropecuários depende de autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) e deve ser feito mediante técnicas de controle.

Incêndio aconteceu na localidade Santa Cruz, zona rural do município de Muniz Freire. (Divulgação/ PMA)

Qualquer denúncia de crime ambiental pode ser realizada anonimamente pelo telefone 181 ou pelo site do Disque Denúncia no endereço eletrônico https://disquedenuncia181.es.gov.br. Um boletim de ocorrência foi entregue na delegacia de Muniz Freire para apuração dos fatos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais