> >
Idosos são resgatados por helicóptero do Notaer em área alagada na Serra

Idosos são resgatados por helicóptero do Notaer em área alagada na Serra

Um deles, de 76 anos, entrou na área para pescar, segundo testemunhas, mas acabou ficando fraco e desorientado, sem conseguir sair do local

Publicado em 2 de janeiro de 2021 às 19:57- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O caso aconteceu na tarde deste sábado (02)
Idosos são resgatados por helicóptero do Notaer em área alagada na Serra. ( Notaer/Divulgação)

Dois idosos, que estavam presos em uma área alagada de difícil acesso no entorno do Mestre Álvaro, na Serra, foram resgatados pelo helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) na tarde deste sábado (2). O local fica em uma região de características rurais, nas proximidades do rio Santa Maria.

O primeiro idoso a ficar preso, de 76 anos, entrou na área para pescar, mas, segundo testemunhas, acabou ficando fraco e desorientado, sem conseguir sair do local.

"Ali, é uma espécie de charco. Ele teria entrado para pescar porque teve a cheia do rio e, quando a água começa a descer, ali vira uma fartura de peixes. Mas, por conta do sol, foi perdendo a noção do tempo e depois não conseguia sair", contou o capitão Pablo Angely, do Notaer.

Inicialmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas teve dificuldades de acesso às vítimas. Populares informaram que o idoso estava preso em uma área alagada, aparentando estar desorientado e debilitado.

Outro idoso, de 64 anos e  que havia entrado na região para tentar prestar socorro, também ficou preso na área de charco. A equipe do Samu chegou ao local e constatou que ele estava desidratado,  mas o acesso até o idoso para levá-lo à ambulância era bastante difícil. O veículo teve que ficar a mais de 500 metros de distância da vítima devido às condições do terreno.

Diante dessa dificuldade e da urgência do caso, tendo em vista a saúde do idoso e as mudanças climáticas que estão ocorrendo no fim do dia em todo o Estado, com possibilidade de chuva, os socorristas acionaram o Notaer.

Como as condições do terreno não permitiram um pouso em segurança, foi necessário permanecer no voo pairado durante a retirada do idoso. Nesse tipo de voo,  a aeronave é mantida no ar em um ponto fixo para a descida dos socorristas. Veja o vídeo do resgate:

Segundo o Notaer, ambos os resgatados foram entregues ao Samu e encaminhados para o socorro médico, já estando fora de perigo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais