> >
Grupo "Grito dos Excluídos" faz manifestação em Vitória

Grupo "Grito dos Excluídos" faz manifestação em Vitória

Evento ocorre nacionalmente há 27 anos em prol da população mais vulnerável. Grupo reivindica, entre outras questões, o controle da inflação, combate à fome e vacinas para todos

Publicado em 7 de setembro de 2021 às 09:45

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ato do grupo Grito dos Excluídos na Praça Getúlio Cargas, em Vitória
Ato do grupo Grito dos Excluídos na Praça Getúlio Cargas, em Vitória. (Carlos Alberto Silva)

O grupo "Grito dos Excluídos" se reuniu na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, na manhã desta terça-feira, 7 de Setembro. Os manifestantes seguiram em caminhada pela Avenida Beira-Mar até chegar por volta das 11h30 na sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. 

De acordo com os organizadores, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento. Já informações da Polícia Militar apontam para 200 participantes. A tradicional marcha por direitos é um evento ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O grupo reivindica, entre outras questões, o controle da inflação, combate à fome e vacinas para todos.

O coordenador do Grito dos Excluídos em Vitória, Giovani Lírio, ressaltou que, além de Vitória, também houve manifestação em Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina. O evento reuniu lideranças religiosas, sindicais, organizações sociais, bandas de congo, indígenas, entre outros grupos, segundo informações da TV Gazeta.

"Estávamos ansiosos e com saudades de ir para rua, sair da arquibancada e mostrar a cara em defesa da vida e da cidadania. A marcha reuniu diversos grupos que se sentem excluídos das políticas públicas e sociais nos últimos três anos. O movimento foi bem bonito, com todos usando máscara e mantendo o distanciamento social", destacou Lírio. No ano passado, por conta da pandemia, o evento foi transmitido pela internet.

No retorno às ruas, o Grito dos Excluídos também fez arrecadação de alimentos que serão doados para a campanha Paz e Pão da Arquidiocese de Vitória. Durante a marcha, foram distribuídos pacotes com sementes como forma de dar ênfase também para a questão do meio ambiente.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Vitória (Semsu) informou que os grupamentos de Proteção Comunitária, Trânsito e Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal acompanharam as manifestações nesta manhã. A Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), sentido Centro, precisou ser interditada para o movimento, sendo liberada em seguida. Não houve registro de ocorrência durante o evento. 

O Grito dos Excluídos ocorre nacionalmente há 27 anos com organização e envolvimento de movimentos sociais, sindicais e pastorais, sempre com reivindicações relacionadas à população mais vulnerável.

Ato do grupo Grito dos Excluídos na Praça Getúlio Cargas, em Vitória(Carlos Alberto Silva)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais