> >
Golpe que promete cerveja gratuita já fez 169 mil vítimas no Brasil

Golpe que promete cerveja gratuita já fez 169 mil vítimas no Brasil

O falso link circula em aplicativos de conversas e foi identificado por uma empresa de segurança digital

Publicado em 25 de abril de 2020 às 11:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Garrafa e caneca de cerveja
Cerveja se tornou objeto para golpistas. (Pornsawan/Freepik)

Em tempos de bares fechados devido ao isolamento social como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus, beber dentro de casa se tornou uma alternativa para quem gosta de uma cervejinha no final de semana. Esse virou o novo público de golpistas que passaram a oferecer promoção de cerveja como isca para fisgar vítimas.

A proposta é repassada via aplicativos de mensagem e oferece quatro barris de cerveja gratuitos, segundo levantamentos do laboratório digital da empresa de segurança PSafe, que detectou o golpe. Em troca, o usuário só precisa responder um questionário de duração de um minuto. Até aí, o golpe é convincente.

Após clicar no link a vítima é entretida com diversas perguntas, como: “você é maior de 18 anos?” ou “você prefere cerveja pilsen ou lager?”. Porém, o que importa não são as respostas, pois no final das questões o usuário será informado falsamente que ganhou os quatro barris de cerveja.

A suposta confirmação da promoção acontece quando o link sugere que a vítima compartilhe com mais 10 contatos a mensagem, servindo assim de área para receber notificações de outros golpes. Quando foi detectado pela PSafe, o número de vítimas saltou de 55 mil para 159 mil em apenas quatro horas.

A Polícia Civil capixaba foi contactada e verificou que ainda não há registros deste tipo de golpe no Espírito Santo.

COMO SE PROTEGER

Este vídeo pode te interessar

  1. Utilize soluções de segurança no celular que disponibiliza, de preferência, a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais, como o dfndr security. 
  2. Tenha cuidado ao tocar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos.
  3. Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndrlab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais