> >
ES terá 1ª brigada dos Bombeiros no Brasil formada por pessoas com Down

ES terá 1ª brigada dos Bombeiros no Brasil formada por pessoas com Down

Aula inaugural aconteceu nesta sexta-feira (10), quando alunos iniciaram uma formação com carga horária de 20h para atuarem como brigadistas eventuais

Publicado em 10 de setembro de 2021 às 19:02

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Primeira Brigada do Brasil
Primeira brigada formada por pessoas com síndrome de Down do Brasil em aula inaugural no  . (Carlos Alberto Silva)

Pessoas com síndrome de Down no Espírito Santo serão contempladas por uma iniciativa pioneira no Brasil: elas serão capacitadas como brigadistas eventuais pelo Corpo de Bombeiros, por meio de uma parceria com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo, a Vitória Down. A aula inaugural aconteceu nesta sexta-feira (10), quando alunos iniciaram uma formação com carga horária de 20h para integrarem a Brigada 21, atuando como brigadistas eventuais no combate a incêndios.

Segundo a corporação, a aula inaugural foi marcada por uma visita dos alunos às instalações do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e à sede do 1º Batalhão, ambos na Enseada do Suá, em Vitória. Os futuros brigadistas eventuais conheceram as viaturas e os equipamentos usados pelos bombeiros.

A tenente Andresa, do Corpo de Bombeiros, explica que a iniciativa permite que essas pessoas tenham conhecimento para prevenir e combater incêndios.

"Eles serão certificados como brigadistas eventuais, ou seja, poderão acrescentar ao currículo deles este conhecimento. Para nós, além da questão da inclusão no nosso meio, a ação é importante para repassar técnicas de prevenção, permitindo que eles saibam o que fazer diante de algumas situações. Então terão certificados oficiais. O que mudaremos, no caso desses alunos, é a forma de ensinar, mas os conhecimentos serão os mesmos. Em casos de emergência, vão saber atuar dando um primeiro atendimento. Como brigadistas eventuais, eles aprendem noções de combate e prevenção a incêndios. Se houver incêndio, eles poderão atuar para minimizar os danos", explicou.

Para a coordenadora de oficinas da Vitória Down, Daniela Rosa, a iniciativa tem papel ainda mais fundamental durante o período de pandemia, já que esses alunos ficaram reclusos durante todo o tempo.

"A proposta é trazer todos os tipos de pessoas para conviver e nada melhor que essa turma com a síndrome. Os alunos ficaram 100% do tempo em casa durante esse momento (pandemia) porque têm problemas de imunidade e, alguns, até problemas cardíacos, fazendo parte do grupo com comorbidades. Será a primeira vez que farão uma atividade externa", disse.

Segundo Rosa, o Projeto Brigada 21 foi idealizado por um dos embaixadores da Associação Vitória Down, Marcel Carone, que também foi o responsável por unir as duas Instituições. O Corpo de Bombeiros adotou a ideia para a implantação do projeto-piloto. “É o primeiro do Brasil em que pessoas com a síndrome se tornarão brigadistas eventuais. E a aula inaugural de hoje (10) foi para que os alunos começassem a se ambientar. Eles foram recebidos pelo comandante-geral, junto às famílias, e apresentados aos instrutores, conheceram as viaturas, os instrumentos. Ao final, receberam uniformes de brigadistas que usarão durante a capacitação", acrescentou.

Ela explicou que embaixadores são pessoas que nos representam e divulgam as ações da instituição. "São um braço importante do nosso trabalho, na busca por expansão e parcerias".

Aspas de citação

A primeira turma foi para os usuários da Vitória Down. Tivemos 13 jovens e adultos interessados, entre meninos e meninas. É um projeto-piloto e a intenção é que tenha outras turmas no ano que vem, abrindo até para a comunidade que queira se associar à instituição para participar. A ideia está incluída em um projeto maior que temos de apoio à vida adulta das pessoas com T21 (síndrome de Down)

Daniela Rosa
Coordenadora de oficinas da Vitória Down
Aspas de citação

Para possibilitar a capacitação dos alunos com Down, nesta quinta-feira (9), houve  a formação de todos os instrutores que participarão do projeto. "Nós apresentamos aos Bombeiros a Vitória Down e as principais características das pessoas com a síndrome para ajudar na troca e na própria formação. Houve, ao longo do processo, a necessidade de adaptação de material, já que alguns jovens são verbais e outros não, alguns não são 100% aptos à leitura. Por isso, muitos materiais estão sendo adaptados, trazendo figuras, linguagem visual para auxiliar", finalizou a coordenadora.

ES terá primeira brigada dos Bombeiros no Brasil formada por pessoas com Down

Por que o nome Brigada 21?

O grupo de brigadistas eventuais formado por pessoas com Down é Brigada 21  em referência à síndrome, definida como uma "Trissomia do Cromossomo do par 21", ou seja, que leva o indivíduo a ter 47 cromossomos ao invés de 46, como a maior parte da população. É o que explica o biólogo geneticista e professor universitário Rodrigo Pratte. "Passam a existir 23 pares mais um cromossomo, totalizando 47", disse.  

Errata Correção
13 de setembro de 2021 às 17:19

A primeira versão desta matéria informava, erroneamente, que o indivíduo com síndrome de Down era aquele com 47 pares de cromossomos. Entretanto, a informação correta é a de 47 cromossomos. O texto foi corrigido.

Primeira Brigada formada por pessoas com Down do Brasil do Corpo de Bombeiros do ES.(Carlos Alberto Silva)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais