Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Solidariedade

ES tem dois pontos de doação para indígenas Yanomami; veja como ajudar

Iniciativa visa a ajudar povos da Terra Yanomami depois que o governo federal declarou emergência em saúde no território amazônico
Vinicius Zagoto

Publicado em 

26 jan 2023 às 15:49

Publicado em 26 de Janeiro de 2023 às 15:49

Cufa abre dois pontos de doações no Espírito Santo para Yanomamis
Pontos de doação para Yanomamis no Espírito Santo Crédito: Cufa/Divulgação
A Central Única das Favelas (Cufa) abriu no Espírito Santo dois pontos para a doação de alimentos não perecíveis aos Yanomamis de Roraima. Há uma semana o governo federal declarou emergência de saúde para combater à desassistência sanitária na terra indígena.
O presidente da Cufa Espírito Santo, Gabriel Nadipeh, afirmou que a ONG já conta com uma unidade em Roraima, mas abriu um pedido de ajuda para os outros Estados para fortalecer as doações. 
“Estamos divulgando a campanha nacional, mas também abrindo uma campanha local destinada a esses povos”, explica.
Além da doação de alimentos não perecíveis, a Cufa também está arrecadando dinheiro, visando a construção de duas unidades de saúde em Roraima. 
ES tem dois pontos de doação para indígenas Yanomami; veja como ajudar
“Estamos fazendo a coleta de alimentos que vai para Roraima, durante 30 dias, em parceria FavelaLog, que tem buscado uma parceria com a Gol para fazer esse transporte mais rápido por aviões, mas também estão transportando via caminhões”, contextualiza Nadipeh.
A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros. O povo da região vive uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis nos últimos anos.

Como e onde doar

A arrecadação de alimentos ocorre em dois endereços no Espírito Santo:
  • Na sede da Cufa Espírito Santo, na Rua Flamingo, n° 29, em Novo Horizonte, na Serra
  • Na Rodovia Serafim Derenzi, n° 1735, Inhanguetá, Vitória. 
Os interessados em ajudar podem doar pelo Pix da Cufa nacional, pelo e-mail [email protected], e também pelo site Vakinha online, além do site favelascomyanomami.com.br.

Emergência na Terra Yanomami

O Ministério da Saúde declarou emergência em saúde pública de importância nacional para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território indígena Yanomami, em Roraima. A portaria foi publicada no dia 20 em edição extra do Diário Oficial da União.
A pasta também instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE–Yanomami), que estará sob responsabilidade da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), e anunciou o envio imediato de cestas básicas, insumos e medicamentos.
O comitê também será o responsável por coordenar as medidas a serem empregadas durante o estado de emergência, incluindo a mobilização de recursos para o restabelecimento dos serviços de saúde e a articulação com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
'EUA estão vencendo, vencendo como nunca': Trump discursa sobre guerra no Irã
Imagem de destaque
Suspeito de matar estudante de Direito em Cariacica ligou para familiares dela durante velório
Imagem de destaque
MPES já havia notificado Prefeitura sobre rua que desabou em Jerônimo Monteiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados