> >
ES pede verba ao governo federal para comprar mais ônibus elétricos

ES pede verba ao governo federal para comprar mais ônibus elétricos

Anuncio foi feito na manhã desta sexta-feira (12) pelo secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno, em coletiva de imprensa

Publicado em 12 de janeiro de 2024 às 12:32

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Mobilidade elétrica no ES
Ônibus totalmente elétrico em teste no Transcol: experiência positiva para o Estado. (Divulgação)

O governo do Espírito Santo pediu recursos ao governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para adquirir mais veículos elétricos, visando a renovar os ônibus do Sistema Transcol. A frota conta atualmente com quatro veículos movidos à energia. 

O pedido do governo capixaba foi divulgada na manhã desta sexta-feira (12) pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno, durante coletiva em que anunciou o aumento da tarifa do Sistema Transcol

"Nós já fizemos um pedido, inclusive ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para que a gente possa obter os recursos para a aquisição de 50 novos veículos elétricos, dando continuidade ao programa de descarbonização do transporte público", afirmou Damasceno.

Recursos do PAC para ônibus elétricos 

O recurso citado por Damasceno diz respeito a uma iniciativa do Ministério das Cidades divulgada pela Folha de São Paulo, no fim de dezembro do ano passado. A pasta irá investir na renovação da frota de transporte público coletivo a partir de 2024, com recursos do novo PAC.

A expectativa do governo Federal é colocar em circulação neste ano 2.927 novos ônibus elétricos no país — atualmente, são 444 em operação. 

"Caminhamos para melhorar a qualidade dos veículos do transporte público, contribuindo para a redução de CO2 e para a melhoria da qualidade do ar", disse o ministro Jader Filho à Folha.

Também com recursos do PAC o governo Federal quer colocar em circulação 2.685 ônibus a diesel, 406 ônibus a biodiesel, 127 ônibus a gás e 106 ônibus híbridos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais