> >
Em vão, moradores passam a madrugada na fila de posto de Vila Velha

Em vão, moradores passam a madrugada na fila de posto de Vila Velha

A reportagem da TV Gazeta registrou uma fila imensa na Unidade Básica de Saúde de Dom João Batista. Pouco antes das 7h, mais de 100 pessoas já estavam esperando a unidade abrir as portas

Publicado em 9 de outubro de 2020 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Moradores enfrentaram uma fila enorme para conseguir marcar consulta em Vila Velha
Moradores enfrentaram uma fila enorme para conseguir marcar consulta em Vila Velha. (TV Gazeta)

A sexta-feira (09) começou complicada para quem precisa de atendimento médico na Unidade Básica de Saúde de Dom João Batista, em Vila Velha. A reportagem da TV Gazeta registrou uma fila imensa no posto de saúde. Pouco antes das 7 horas, mais de 100 pessoas já estavam esperando a unidade abrir as portas. E tudo isso em vão: os pacientes, depois de ficarem horas na espera, foram orientados a voltar para casa porque o sistema para marcação de consulta estava fora do ar.

Muitos moradores, incluindo idosos, passaram a madrugada toda em frente à unidade e levaram até banquinhos para aguentar essa espera. Os primeiros da fila chegaram às 23 horas de quinta-feira (8). Depois das 7h30, uma funcionária do posto avisou que o sistema estava fora do ar, o que provocou revolta entre os pacientes.

Foi o que aconteceu com o entregador Deivisson da Silva, que disse ter dormido na fila para trocar uma receita médica da esposa. "É uma falta de consideração chegar aqui e (o sistema) estar fora do ar. Por que não falou isso antes? Eu dormi na fila e não vou conseguir", contou, revoltado.

Moradores levam até banquinhos para enfrentar a fila na unidade. (TV Gazeta)

Segundo moradores, o problema é recorrente e, mesmo ficando esse tempo todo na fila, nem sempre todo mundo consegue de fato se consultar com o profissional de saúde. 

"Para mim é humilhante porque eu paguei INSS toda a minha vida até eu me aposentar. É a quinta vez que venho e não consigo", conta a idosa Norma Oliveira.

Por nota, a Secretaria de Saúde de Vila Velha informou que a ocorrência de fila na unidade de saúde de Dom João Batista teve como causa "a queda repentina na transmissão de internet que afetou todo o sistema da Prefeitura de Vila Velha, situação logo após  restabelecida".

A nota diz ainda que a "agenda da referida unidade é semanal. Nesta sexta-feira (9) foram entregues 84 senhas e todos os usuários que a receberam  tiveram  suas consultas asseguradas. Por volta de 9 horas, todas as vagas de agendamento haviam sido preenchidas e o atendimento normalizado na unidade".

Por fim, a "Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha pede desculpas à população pelo transtorno transitório e involuntário e reitera seu compromisso de garantir a assistência médico-ambulatorial aos munícipes", finaliza a secretaria, em nota.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais