> >
Defesa Civil de Iconha pede que população não tente matar onça

Defesa Civil de Iconha pede que população não tente matar onça

Animal foi visto por pelo menos dois moradores da localidade de Bom Destino, na zona rural do município, nesta semana; matar  animal silvestre é crime ambiental

Publicado em 7 de julho de 2020 às 17:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A onça-parda é um dos maiores felinos que habitam a América Latina
A onça-parda é um dos maiores felinos que habitam a América Latina. (Ondrej Chvatal / Shutterstock.com)
Defesa Civil de Iconha pede que população não tente matar onça

Além de redobrar a atenção e permanecer dentro de casa, por conta do aparecimento de uma onça nesta semana na comunidade de Bom Destino, na zona rural de Iconha, no Sul do Espírito Santo, a Defesa Civil do município pede para que os moradores não tentem capturar ou matar o animal.

O pedido foi feito pela coordenadora Nelsani Maria Rego, por meio de um vídeo, divulgado nesta terça-feira (07) pela prefeitura de Iconha. Pelo menos dois moradores da localidade teriam visto a onça, nessa segunda (06).

O animal, segundo a prefeitura, continua sendo procurado e não há registro de ataques do felino. “A gente pede que ninguém mate esse animal, pois é crime matar. Pedimos que fiquem atentos”, disse.

Enquanto a onça não é capturada, a orientação do órgão é que as pessoas fiquem atentas e dentro de casa. De acordo com a prefeitura, a Polícia Militar Ambiental foi ao local e vai tentar capturar a onça. Quando isso acontecer, a onça será encaminhada para um local especializado e depois reintroduzida na natureza.

Matar qualquer animal silvestre é um crime ambiental, com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

ONÇA PARDA

A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro. Segundo estudo do instituto, esse animal existe em diferentes habitats, desde florestas até formações de savanas e, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens.

Atualmente, tem sido cada vez mais frequentes os relatos de aproximação desse animal com o homem. Diferente dos grandes felinos, como a onça, a onça-parda não urra, emite som como um miado. Além do tamanho, podendo chegar a 2,75 metros e pesar até 70 kg, chama atenção por sua agilidade. Consegue realizar grandes saltos e atingir grandes velocidades em distâncias curtas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais