> >
Covid-19: sobe para 3 número de cidades em risco moderado no ES

Covid-19: sobe para 3 número de cidades em risco moderado no ES

Novo mapa vale a partir da próxima segunda-feira (6) em todo o Estado. Itarana e Bom Jesus do Norte pioraram na classificação, enquanto Castelo melhorou

Publicado em 3 de setembro de 2021 às 18:07

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Governo do ES divulga o 71º mapa de risco para o Estado
Governo do ES divulga o 71º mapa de risco para o Estado. (Divulgação | Governo do Espírito Santo)

O governador Renato Casagrande divulgou nesta sexta-feira (3) o 71º mapa de risco do Espírito Santo — que classifica os municípios capixabas com base em indicadores da pandemia do novo coronavírus. Os dados apontam que subiu para três o número de cidades em risco moderado e 75 estão no risco baixo. Nenhuma está em risco alto ou extremo.

A nova classificação começa a valer a partir da próxima segunda-feira (6) e permanecerá em vigor até o domingo seguinte, dia 12 de setembro. A Grande Vitória segue na cor verde, que representa o menor nível de ameaça da Covid-19. Já Itarana e Bom Jesus do Norte passaram a integrar o risco moderado (amarelo), junto a Alegre.

O QUE MUDOU

  • Pioraram: Itarana e Bom Jesus do Norte, que saíram do risco baixo e migraram para o risco moderado. 
  • Melhorou: Castelo, que saiu do risco moderado e entrou para o risco baixo.

Governo do ES divulga o 71º mapa de risco para o Estado
Governo do ES divulga o 71º mapa de risco para o Estado. (Divulgação | Governo do Espírito Santo)

A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA

  • Risco baixo: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
  • Risco moderado: Alegre, Bom Jesus do Norte e Itarana.

ENTENDA O MAPA DE RISCO

Na chamada Matriz de Convivência, adotada desde agosto do ano passado, a classificação das cidades capixabas é consequência da combinação de dois eixos. Juntos, eles consideram quatro fatores relativos à pandemia da Covid-19 e definem quatro níveis de risco: baixo, moderado, alto e extremo.

  • Eixo ameaça: composto pelo coeficiente de casos ativos nos últimos 28 dias, pela quantidade de testes realizada a cada mil habitantes e pela média móvel de mortes dos últimos 14 dias. Todos são indicadores particulares a cada município. 
  • Eixo vulnerabilidade: formado pela taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), considerando o total de vagas ocupadas atualmente diante de todas as disponibilizadas durante o período de maior expansão da rede do Estado.

Iniciada em abril de 2020, a estratégia do mapeamento no Estado segue as orientações do Ministério da Saúde e recomendações técnicas do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais