> >
Covid-19 no ES: idosos acima de 60 anos serão vacinados em abril

Covid-19 no ES: idosos acima de 60 anos serão vacinados em abril

Segundo o governo estadual, a expectativa era iniciar a vacinação desta faixa etária em março, mas  as doses que chegaram até agora não foram suficientes

Publicado em 12 de março de 2021 às 13:30- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estão na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.
Vacinação contra a Covid-19. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Apesar da expectativa inicial anunciada pelo subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, de começar a imunização dos idosos na faixa etária acima de 60 anos ainda em março, isso não deve acontecer no Estado. Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (12), a nova previsão é para o mês de abril, caso o Estado receba mais doses da vacina contra a Covid-19.

“Semanalmente, temos tido a frustração com o calendário anunciado nos meses anteriores pelo Ministério da Saúde, das quantidades de doses que podem chegar aos Estados. Isso fez com que a expectativa de vacinar pessoas a partir de 60 anos em março seja frustrada. Entendemos que ao longo do mês de abril devemos estar iniciando a vacinação dessa faixa etária”, explicou Nésio.

O  subsecretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, explicou que a população acima de 60 anos no Espírito Santo corresponde a 560 mil pessoas, e a vacinação neste público só acontecerá em março caso haja uma reviravolta no cronograma de entrega das doses pelo Ministério da Saúde.

“Nós tínhamos uma esperança muito grande de que essa população começasse a tomar a dose agora em março. É o grupo que mais tem risco, que mais interna e que vai a óbito. Mas, infelizmente, a não garantia das doses torna inviável a vacinação em março”, reforçou.

DOSES RECEBIDAS 

Na última terça-feira (09), o Estado recebeu a sétima remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde, correspondendo a 50.200 doses da vacina CoronaVac (Sinovac/Butantan). Com os novos imunizantes, os municípios capixabas começaram a vacinar a faixa etária de 75 a 79 anos, além de manter a aplicação da primeira ou da segunda dose para os idosos acima de 80 anos e nos profissionais da saúde.

De acordo com dados do Painel Covid-19, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde, mais de 285 mil pessoas foram vacinadas no Espírito Santo, entre idosos acima de 75 anos e profissionais da saúde.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais