> >
Coronavírus sobrevive até três dias em chaves e cartões

Coronavírus sobrevive até três dias em chaves e cartões

De acordo com especialistas, o fato do vírus estar presente em uma superfície não significa que o material será infectante. A infecção depende do tamanho da secreção exposta no objeto

Publicado em 24 de junho de 2020 às 15:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
As chaves devem ser colocadas em um recipiente logo após chegar em casa
Coronavírus sobrevive até três dias em superfícies como chaves. (Freepik)
Coronavírus sobrevive até três dias em chaves e cartões

Um estudo realizado por pesquisadores de universidades e entidade de saúde dos Estados Unidos concluiu que o coronavírus (Covid-19) pode sobreviver até três dias em superfícies como chaves e cartões bancários, por exemplo. Mas de acordo com especialistas, o fato do vírus estar presente em uma superfície não significa que o material será infectante. A infecção depende do tamanho da secreção exposta no objeto e na falta de higiene antes de colocar as mãos na boca, nariz e olhos.

De acordo com a pesquisa, o vírus pode permanecer nas mãos de uma pessoa por cerca de 1 hora, caso não haja higiene nesse período. Em superfícies de cobre, como moedas, o coronavírus pode ser detectado por até 4 horas. Em papéis e papelão, o tempo de sobrevivência pode chegar à 24 horas.  Já em materiais de plástico ou inox, como chaves e cartões, o vírus pode sobreviver até por 3 dias se a área não for higienizada corretamente.

Conforme especialistas, a presença do vírus em uma determinada superfície não faz o material ser responsável pela transmissão da doença. Um dos motivos é que o vírus não consegue existir fora da célula e precisa de algo vivo para sobreviver. O infectologista Lauro Ferreira Pinto afirma que o álcool 70%, as soluções com cloro e a higienização com água e sabão são as mais eficazes contra o novo coronavírus. 

HIGIENE E DISTANCIAMENTO SOCIAL

"Quanto mais a sujeira fica sem matéria orgânica, mais difícil do vírus sobreviver. De maneira geral, quanto mais horas fora do ser humano, mais vai caindo o potencial de infecção, com rapidez. Já quando há matéria orgânica, ele não degenera.  Agora, a pessoa pode ser infectada se após tocar no objeto contaminado, colocar as mãos na boca, nariz e olhos. Por isso é sempre importante lavar as mãos com água e sabão e fazer o mesmo com os alimentos e embalagens de supermercados. Já os alimentos que compramos cozidos, não há como lavar e a gente supõe que ninguém tossiu em cima, então o ideal é passar álcool 70% nas embalagens", orientou. 

Ele completou que mais importante que as superfícies, é o cuidado com as pessoas. O médico chamou atenção para a importância do isolamento social. "O que temos que chamar atenção é que não adianta ter cuidado de limpar as coisas e esquecer das pessoas, sem respeitar o distanciamento. Quando o vírus está na pessoa, ela pode transmitir até três dias antes de ficar doente", contou.

Lavar bem as mãos é umas das principais medidas para evitar o coronavírus
Lavar bem as mãos é umas das principais medidas para evitar o coronavírus. (Pixabay)

VÍRUS FICA NO AR POR ATÉ TRÊS HORAS

Já o infectologista Paulo Peçanha, lembrou que quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, o vírus é capaz de ficar suspenso no ar por até três horas. Sobre o risco de contaminação, seja pelo ar ou através de superfícies, o médico explicou que varia de acordo com a quantidade de secreção em que a pessoa é exposta. 

"O vírus, para permanecer na superfície, precisa de uma gota maior de secreção quando a pessoa espirra, tosse ou fala. Se forem gotículas maiores, o vírus pode permanecer numa superfície por mais tempo - se não houver desinfecção da região. Se for em quantidade pequena, as gotículas secam logo e fica enviável a viabilidade dele", relatou.

Quando se fala em risco de contaminação ao tocar no objeto com secreção, o infectologista explicou que também depende de alguns fatores. "Não é simplesmente encostar no objeto e já estar infectado, o vírus não entra na pele. O problema é que a gente sempre coloca as mãos na boca, nariz e olhos, sem perceber, causando a contaminação. Por isso a importância da higiene e distanciamento social", contou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais